Aplicação de dados abertos do Governo do Estado é tema de aula-inaugural na UFSC

O gerente de Transparência e Dados Abertos da CGE, Maurício Lyrio, participou nesta quarta da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Controle e Gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para uma turma exclusiva do Ministério da Saúde, ele falou sobre como as ações desenvolvidas em conjunto por diversas áreas do Governo do Estado têm levado à evolução na abertura de dados públicos. Maurício destacou principalmente o trabalho relativo ao enfrentamento da Covid19.

Também esteve presente a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da SEA, Karen Bayestorff, que falou sobre os desafios de compras públicas em meio à pandemia. Karen e Maurício enfatizaram a importância da colaboração entre as áreas para entregar melhores informações à sociedade.

“Desde que foi decretado estado de calamidade pública, foi organizado um grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de estabelecer um plano de transparência sobre o enfrentamento da pandemia. O resultado é um case de como uma abordagem colaborativa para aprimoramento da transparência traz benefícios à sociedade”, destacou Maurício. Segundo ele, 17 produtos de transparência foram criados envolvendo páginas web, boletins, painéis, consultas e dados em formato aberto, inclusive com impacto direto à população como o Portal do Coronavírus e boletins informativos.

A transparência no enfrentamento da Covid19 é monitorada e avaliada periodicamente por duas instituições com atuação mundial: Open Knowledge e Transparência Internacional. Ambas divulgam rankings com o nível de transparência de todos os estados da federação. “Os avanços de Santa Catarina vêm sendo significativos e, em junho, passamos de nível “bom” a nível “ótimo” nos dois rankings” destacou Maurício.

O que são dados abertos?

São dados que podem ser livremente utilizados, reutilizados e redistribuídos por qualquer pessoa. Os dados abertos do Governo de Santa Catarina estão no portal www.dados.sc.gov.br, criado em 2019. O objetivo é disponibilizar dados relativos às diversas áreas do governo para que eles possam ser utilizados por pesquisadores, jornalistas, desenvolvedores, empresas e entidades no desenvolvimento de estudos, produtos e serviços com impacto positivo para a sociedade.