CGE

Balanço 2020: Portal da Transparência tem 400 mil acessos no ano

O Portal da Transparência do Poder Executivo de Santa Catarina (www.transparencia.sc.gov.br) fechou o ano de 2020 com cerca de 400 mil acessos. O site, administrado pela área de Ouvidoria e Transparência da Controladoria-Geral do Estado, reúne informações de receitas e despesas do Governo, permitindo ao cidadão e à sociedade organizada acompanhar a arrecadação em impostos e a aplicação destes recursos de forma detalhada. Entre as páginas mais acessadas neste ano, destacam-se remuneração dos servidores, receita, despesa e Cartão de Pagamento do Governo do Estado (CPESC). 

Transparência COVID-19 – O portal criado especificamente para dar transparência aos dados do Governo do Estado com o enfrentamento da COVID-19 teve cerca de 50 mil acessos. O site (www.transparenciacovid19.sc.gov.br) entrou no ar em abril e foi desenvolvido pela CGE com o apoio do Centro de Informática e Automação do Estado (CIASC). O Transparência COVID-19 agrega informações de diferentes órgãos do Estado. No portal, constam todas as informações sobre receitas e despesas do Estado com aquisições e contratações relacionadas à COVID-19, além de informações como monitoramento de leitos de UTI e boletins diários dos casos em Santa Catarina.

Dados abertos – Lançado no final de 2019, o Portal de Dados Abertos teve 125 mil acessos em 2020 e também se mostrou bastante útil durante a pandemia. Informações sobre a COVID-19 foram as mais buscadas com destaque para decretos, portarias e leis estaduais referentes ao enfrentamento da pandemia, além do número de casos. O site conta atualmente com 100 conjuntos de dados de 25 órgãos. “O Portal foi lançado em boa hora porque houve grande procura por informações relacionadas à pandemia. A disponibilização de dados em formato aberto contribui significativamente para o trabalho dos pesquisadores”, destaca Luciana Bernieri Pereira, Ouvidora-Geral do Estado. 

Informações adicionais:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: ascom@www.cge.sc.gov.br/

Telefone: (48) 99128-1980

Site: www.www.cge.sc.gov.br/