CGE

CGE e Observatório Social de SC debatem integração para ampliar controle social

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebeu nesta terça-feira, 16, a equipe do Observatório Social de Santa Catarina (OSB-SC) para uma reunião de alinhamento de ações com o objetivo de ampliar o controle social. O Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, falou da importância da participação da sociedade civil no controle das políticas e dos gastos públicos. “A CGE é um órgão novo, criado em 2019, e entendemos que a nossa consolidação requer a contribuição do cidadão como um agente parceiro no controle”, afirma Socas. 

O presidente do OSB-SC, Alexsandro Schu, destacou o trabalho da rede de observatórios sociais de Santa Catarina. “Um dos nossos grandes propósitos é desenvolver a cultura do controle social. Hoje, já contamos com 31 observatórios municipais e um exército de mais de 600 voluntários em todo o Estado trabalhando para monitorar a aplicação dos recursos públicos”. Segundo Schu, o objetivo é ser parceiro dos gestores públicos, informando sempre que o trabalho de pesquisa e monitoramento das contas realizado pelos observatórios acender “uma luz amarela”. 

Parcerias – Atualmente, o OSB-SC já participa junto com a CGE dos treinamentos oferecidos pela organização internacional Parceria para o Governo Aberto (OGP). Eles visam a construção de um plano estadual com ações de estímulo à transparência e à participação social nas políticas públicas. Santa Catarina é o primeiro Estado brasileiro a aderir à OGP e o OSB-SC endossou a iniciativa junto com o Grupo de Pesquisa Politeia da Udesc Esag.

No encontro, o controlador Cristiano Socas adiantou que a CGE também vai requisitar a parceria do OSB-SC no projeto Estudantes de Atitude, que será lançado neste ano. O objetivo é promover a cidadania entre alunos de escolas públicas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os adolescentes participarão de uma grande gincana entre as escolas, com atividades que abordam questões éticas e direitos individuais e coletivos. 

Informações adicionais:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/
Fone: (48) 99128-1980
Site: www.www.cge.sc.gov.br/