CGE

Em Santa Catarina agosto é lilás

Levar a discussão sobre o enfrentamento da violência contra a mulher para a área rural, escolas, presídios, centros de atendimento socioeducativo, unidades de saúde e promover a conscientização em todos os municípios de Santa Catarina. Esse é o propósito da campanha Agosto Lilás, lançada pelo Governo do Estado nesta quarta- feira, 7 de agosto, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. Com a presença do governador Carlos Moisés, da vice-governadora Daniela Reinehr, da secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro, e de representantes de diversos órgãos governamentais, incluindo a Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC), o ato também marcou o anúncio de normativa que destina parte das vagas de empregos nas empresas terceirizadas para vítimas de violência.

A iniciativa faz alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha (Lei n º 11.340) e estabelece um mês de atividades de conscientização da população sobre os tipos de violência contra a mulher e como combatê-las, além de capacitação dos profissionais para o atendimento às vítimas. A expectativa é atingir cerca de 700 mil pessoas em ações diretas de discussão sobre o tema.

Na solenidade, também foi lançado o site Santa Catarina Por Elas (www.santacatarinaporelas.sc.gov.br). A plataforma digital reúne informações sobre diferentes tipos de violência e oferece telefones e endereços de toda a rede de suporte disponível no Estado. O objetivo é que mulheres e pessoas próximas possam encontrar ajuda de forma anônima e online. As redes sociais de todas as secretarias, fundações e autarquias do Governo do Estado também assumiram a campanha, substituindo o avatar pela marca do Agosto Lilás e redirecionando para o site do programa.

Para saber mais e em caso de ajuda, acesse www.santacatarinaporelas.sc.gov.br (Texto – parcial – de Júlia Pitthan/Marta Scherer/SECOM. Texto completo em: http://www.sc.gov.br/index.php/noticias/temas/desenvolvimento-social/para-combater- violencia-contra-a-mulher-governo-do-estado-lanca-campanha-com-foco-na-prevencao .