CGE

Inovação: sistema monitora Tomada de Contas Especial e ajuda a recuperar danos aos cofres públicos

Servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) foram apresentados nesta terça-feira, 1º de setembro, a um sistema que monitora Tomadas de Contas Especial, processos administrativos instaurados para apurar a responsabilidade por ocorrência de dano aos cofres públicos. Batizado de SISTCE, o Sistema de Monitoramento dos Processos de Providências Administrativas e Tomada de Contas Especial foi desenvolvido pela equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica (COGES/CGE) e já está sendo alimentado pelos Controles Internos de todos os órgãos do Estado.

“O sistema nos trouxe um avanço significativo na qualidade da informação, ajudando na tomada de decisão. O resultado que esperamos é garantir com mais eficiência o ressarcimento dos danos aos cofres públicos”, destaca Cristiano Socas da Silva, controlador-geral do Estado.

A ferramenta gera um painel que permite à CGE fazer um diagnóstico preciso da situação. É possível saber quantitativo e volume financeiro dos processos e separá-los por órgãos e estágio de andamento. O sistema também auxilia a equipe da Auditoria-Geral do Estado (AGE/CGE) a acompanhar os prazos de forma eficiente e exigir proatividade dos responsáveis.

Para as unidades de Controle Interno, responsáveis pelo controle dos prazos no órgão, a ferramenta gera um painel individual para acompanhar os prazos e os status dos processos. Com o objetivo de garantir o cumprimento dos prazos, o sistema dispara alertas via e-mail aos responsáveis pela TCE, incluindo os gestores do órgão.

Coordenador da COGES, o auditor interno Frederico Silva da Luz ressalta que o sistema facilitou o trabalho dos Controles Internos das unidades, que passaram a ter acesso rápido a dados organizados sem necessidade de fazer suas próprias planilhas.

Informações adicionais:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980