QUEM É QUEM

LUIZ FELIPE FERREIRA
Controlador-Geral do Estado
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 1990), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2000) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela UFSC (2010). Atualmente é Professor Associado I, do Departamento de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC. Ocupou o cargo de Chefe de Departamento no Curso de Ciências Contábeis/UFSC. Ocupou o Cargo de Coordenador do Curso de Ciências Contábeis EaD/UFSC. Tem experiência na área de Administração Pública, Contabilidade Financeira, Contabilidade Tributária e Gerencial. Atuou como coordenador da Equipe de Transição para o Governo do Estado de Santa Catarina no ano de 2018. Coordena trabalho de consultoria na Prefeitura Municipal de Indaial/SC. É membro no Conselho Fiscal da Empresa SCPar e Conselho Fiscal da Empresa CELESC S.A. É autor de trabalhos publicados em periódicos e em anais de eventos científicos.

SIMONE DE SOUZA BECKER
Controladora-Geral do Estado Adjunta
Graduada em Ciências Contábeis pela UFSC; especialista em Auditoria Integral na UFPR. Contadora da Fazenda Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de 2004 a 2009. Auditora Interna do Poder Executivo da Secretaria de Estado da Fazenda desde 2009. Ocupou cargos em comissão (Gerente de Estudos e Normatização Contábil, Gerente de Contabilidade Centralizada, Gerente da Dívida Pública, Gerente de Captação de Recursos).

MARCO ANTONIO BARBOSA LOPES
Coordenador de Informações Estratégicas
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rio Grande (1995); MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Analista em Telecomunicações da Brasil Telecom (Estatal CRT) de 1996 a 2002. Analista Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul de 2002 a 2007. Auditor Interno do Poder Executivo desde 2007, onde ocupou o cargo de Gerente de Informações Estratégicas e Apoio à Gestão.

CARMEN LÚCIA MASSULINI ACOSTA
Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria
Formada em Ciências Contábeis pela UFSC, com especialização em Contabilidade Pública pela UNIVALI e MBA Contabilidade Pública e Controle Interno pela FUNDACE/USP. Ingressou em 2003 no serviço público, atuou por 12 anos na Diretoria de Contabilidade Geral SC na equipe de coordenação do Sistema Corporativo do Estado – SIGEF, e passou pela Dívida Pública e Ouvidoria-Geral do Estado.

FREDERICO AUGUSTO SILVA DA LUZ
Coordenador de Gestão Estratégica
Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de SC desde setembro de 2006. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM), Pós-graduado em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Ocupou o cargo de Controlador Interno da Secretaria de Estado da Saúde em 2013. Ajudou a estruturar a Controladoria-Geral da Assembleia Legislativa de SC, ocupando o cargo de Controlador-Geral Adjunto, de fevereiro de 2015 a março de 2016.

ANDRESSA TRIBECK FERREIRA TOMAZ
Consultora jurídica
Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2000); especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (2012). Assistente Jurídica da Secretaria de Estado da Administração entre 2008 e 2010, e Advogada Autárquica do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina desde 2010. Ocupou os cargos de Gerente de Atendimento ao Cidadão na Secretaria de Estado da Administração e Gerente de Acesso à Informação na Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, ocupa o cargo de Consultora Jurídica da Controladoria-Geral do Estado.

FLÁVIO JOSÉ CARDOZO JÚNIOR
Assessor de Comunicação
Jornalista profissional desde 1987 (Registro Profissional: SC 02016JP). Bacharel em Administração Pública (UFSC, 2018).

 

CÉSAR FERNANDO CAVALLI
Auditor-Geral do Estado
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2005); especialista em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008); certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA/CPA-20).
Formação Profissional:
Auditor Fiscal de Controle Externo – Tribunal de Contas de Santa Catarina, 2006; Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Santa Catarina, desde 2006; Gerente de Auditoria de Recursos Antecipados – Secretaria de Estado da Fazenda do Estado de Santa Catarina, de março/2012 a junho/2019; Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos – Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, desde julho/2019.

DANIELA POTRICH OLIVEIRA
Gerente de Auditoria de Recursos Antecipados
Contadora da Fazenda Estadual de 2004 a 2007; Auditora Interna do Poder Executivo desde maio/2007. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pelo Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior.

MARIA ELIANE SILVA FURLAN
Gerente de Auditoria de Contas e Programas de Governo
Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Faculdades Barddal de Ciências Contábeis, conclusão em 2007. Curso de Formação – Auditoria Interna (2006). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1989).
É Auditora Interna do Poder Executivo (SEF/DIAG) desde setembro/2006, exercendo atividades na Gerência de Licitações e Contratos e na Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo. De março/2004 a agosto/2006 foi Contadora da Fazenda Estadual.

EDUARDO MACIEL BITTENCOURT

Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos
Auditor Interno do Poder Executivo de Santa Catarina desde 2009, com especialização na área de “Licitações e Contratos – Auditoria Operacional”. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas – UCPEL (1990), com especializações em Marketing (PUC/RS, 1996) e em Licitações e Contratos (UNISUL/SC, 2010). Em 2008, atuou como Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – Rio Grande do Sul (TRT-4). Possui larga experiência no setor privado, tendo atuado, de 1979 a 2004, como Gerente de Vendas, Operações e Marketing, ou como Representante ou Gerente Comercial, em empresas de grande porte, entre as quais Cervejaria Brahma, Xerox do Brasil e RBS – NET Sul Comunicações. Entre 2005 e 2008, prestou consultoria autônoma para empresas comerciais – região de Porto Alegre (RS).

AGINOLFO JOSÉ NAU JÚNIOR
Gerente de Auditoria de Pessoal
Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2005); especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2008). Formação Profissional: Auditor Fiscal de Controle Externo – Tribunal de Contas de Santa Catarina (2006/2009); Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (desde 2009); Secretário do Conselho de Política Financeira – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (2011/2018); Gerente de Auditoria de Pessoal – Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, desde 2019.

ALESSANDRA BARCELLOS BARROS
Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Risco

Possui graduação em Ciências Contábeis e graduação incompleta em Administração de Empresas (UFRGS,1996). Curso de extensão em Direito Público (Instituto IDC, 2009). Atuou como perita contábil ad hoc e assistente técnica em diversos processos cíveis, trabalhistas e previdenciários em comarcas estaduais do RS. Trabalhou com auditoria na Coordenadoria de Controle Interno da Prefeitura de Gravataí/RS (2004-2006). Auditora Interna desde 2009, com diversos cursos de aperfeiçoamento no currículo, trabalhou na Gerência de Auditoria de Atos de Pessoal, Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade (Diaf/SEF), Gerência de Despesas de Custeio e Gerência de Auditoria de Controle Interno.

GUILHERME KRAUS DOS SANTOS
Ouvidor-Geral do Estado
Possui Graduação em Administração Pública pela UDESC/ESAG (2009), Mestrado em Administração, também pela UDESC/ESAG (2015). Professor Colaborador do Departamento de Administração Pública do Curso de Administração Pública da UDESC/ESAG. Atualmente é o Ouvidor-Geral do Estado na Controladoria-Geral do Estado.

AMÉRICO JOSÉ MICHELLI
Gerente de Gestão de Ouvidorias
Formado em Administração de Empresas pela FURB. Administrador na Ouvidoria-Geral, Assistente de Ouvidoria e atualmente como Gerente de Gestão de Ouvidorias. Pós-graduado em Gerenciamento de Marketing pela FURB e Fundação Getúlio Vargas. Administração Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Gestão Pública Avançada pela Escola de Governo de SC (ENA). Experiência de 15 anos em Ouvidoria, nove deles no Governo do Estado de Santa Catarina e seis anos em Balneário Camboriú. Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Ouvidores, Secção de SC, de 2016 até os dias atuais.

YALLE HUGO DE SOUZA
Gerente de Acesso à Informação
Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco e mestrado acadêmico em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014), linha de pesquisa Administração Pública e Sociedade. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em política pública, accountability, licitações e contratos. Ingressou no Estado como servidora pública da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de Administradora em outubro de 2012.

MAURÍCIO VASCONCELLOS LEÃO LYRIO
Gerente de Transparência e Dados Abertos
Doutor em Administração e Mestre em Contabilidade pela UFSC; Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela FURB; Bacharel em Administração pela PUC/MG. Administrador na Secretaria de Estado da Administração. Possui experiência em gestão estratégica, de projetos e de processos, bem como em implantação de sistemas de gestão, docência e coordenação em cursos de graduação e Pós-Graduação. Pesquisa temas relacionados à controladoria no setor público, com ênfase em transparência, governo aberto e avaliação de desempenho.

CÍCERO ALESSANDRO TEIXEIRA BARBOSA
Corregedor-Geral do Estado
Advogado com graduação em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2003), pós-graduado em Direito Processual e Material Civil no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008) e Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda (SC).
Entre diversos cursos de formação complementar, destacam-se: Certificado (80 horas) para atuar no Conselho de Administração de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista no estado de Santa Catarina; mais de 1.350 horas na realização de outros cursos voltados ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria (orçamentos públicos, Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal, etc.) e, também, atividades relacionadas ao Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Conflitos; mais de 230 horas de cursos atualizados em Auditoria Governamental, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance.
Foi Inspetor de Previdência e Chefe de Serviço no IPESC (1985 a 1989); Gerente nas áreas de Atendimento e Personal na Caixa Econômica Federal (1989/2006); Diretor Jurídico da Associação dos Controladores Internos de Santa Catarina (2006/2008) e Presidente do Sindiauditoria (2008/2010); Gerente da área de Auditoria em Contas Públicas na SEF (2011/2018).

FABIANA RIBEIRO BORGES
Gerente de Gestão Correicional
Advogada com graduação em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2000), pós-graduada lato sensu em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (AMATRA 12) e Auditora Interna do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina. Entre os cursos de formação complementar, destacam-se: mais de 1.350 horas na realização de cursos voltados ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria (orçamentos públicos, Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal etc.) e, também, atividades relacionadas ao Desenvolvimento Gerencial, Análise e Melhoria de Processos e Administração de Conflitos; e mais de 230 horas de cursos atualizados em Auditoria Governamental, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance.
Atuou na Advocacia entre 2000 e 2005. Secretária do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo (de 2009 a 2015; e em 2019).

ALEXANDRE ANDRÉ LINKIEWICZ VISSOTTO
Gerente de Responsabilização de Agentes Públicos
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1993) e em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008). Especialização em Auditoria Governamental (UFSC, 1995); Especialização em Gestão Estratégica do Serviço Público (UNISUL, 2002); Especialização em Direito Público Material (Gama Filho-RJ, 2008); Especialização em Gestão Pública Avançada na Fundação Escola de Governo (ENA Brasil, 2016) e Especialização em Direito das Famílias e Sucessões (CESUSC, 2019).
Empregado Público da EPAGRI desde 1989, atuou por mais de 15 anos na Auditoria Interna, tendo sido Auditor-Chefe da Auditoria Interna da EPAGRI por sete anos (2003-2009); à disposição da FATMA (IMA), entre 2009 e 2014, foi Assessor da Auditoria Interna por quatro anos; à disposição da Secretaria de Estado do Planejamento, exerceu atividades no Escritório do Programa PACTO por SC em atividades voltadas à análise jurídica dos processos licitatórios das obras financiadas pelo Programa PACTO/SC (2014-2019).

CLOVIS RENATO SQUIO
Gerente de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestre em Administração pela ESAG/UDESC (2018).
Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos na Secretaria de Estado da Fazenda (DIAG/SEF), de fevereiro/2016 a dezembro/2018. Procurador-Geral do Município de São José (SC), de janeiro/2013 a outubro/2015. Procurador Jurídico da FAPESC, de março de 2010 a dezembro/2012, período em que recebeu a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. Gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da FAPESC de abril/2009 a março/2010. Servidor efetivo ocupante do cargo de Auditor Interno do Poder Executivo desde maio/2007. Advogado militante em Florianópolis (SC) desde outubro de 2005. Juizado Especial Cível da Comarca da Capital de Santa Catarina, no período de março de 2002 a setembro de 2005. Juizado Especial Criminal do Fórum Distrital do Norte da Ilha da Comarca da Capital de Santa Catarina. Atuou como conciliador pelo período de outubro de 2001 a novembro de 2002.

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