QUEM É QUEM

CRISTIANO SOCAS DA SILVA
Controlador-Geral do Estado

Natural de Florianópolis. Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de SC desde junho de 2008. Graduado em Administração pela ESAG/UDESC e em Direito pela UFSC. Tem Pós-Graduação em Direito Empresarial, Pós-Graduação em Gestão e Direito Ambiental e Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Controle Interno. Ocupou o cargo de Gerente de Recursos Antecipados em 2011. Foi assessor do Diretor de Auditoria Geral da Secretaria do Estado da Fazenda entre os anos de 2014 e 2015 e primeiro Controlador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado entre 2016 e 2017. Desde 2019, atuava como Diretor de Operações do BADESC.

MARISA ZIKAN DA SILVA
Controladora-Geral do Estado Adjunta

Natural de Florianópolis. Auditora Interna do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina desde setembro de 2006. Graduada em Administração pela ESAG/UDESC e Pós-Graduada em Direito Tributário pela UNISUL. Ocupou os cargos de Secretária Adjunta da Fazenda do Município de Florianópolis entre 2014 e 2015. Foi assessora do Diretor de Auditoria Geral da Secretaria do Estado da Fazenda entre 2015 e 2018 e Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos da CGE/SC entre 2019 e 2020.

MARCO ANTONIO BARBOSA LOPES
Coordenador de Informações Estratégicas
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Rio Grande (1995); MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2003). Analista em Telecomunicações da Brasil Telecom (Estatal CRT) de 1996 a 2002. Analista Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul de 2002 a 2007. Auditor Interno do Poder Executivo desde 2007, onde ocupou o cargo de Gerente de Informações Estratégicas e Apoio à Gestão.

 

FREDERICO AUGUSTO SILVA DA LUZ
Coordenador de Gestão Estratégica
Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de SC desde setembro de 2006. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM), Pós-graduado em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Ocupou o cargo de Controlador Interno da Secretaria de Estado da Saúde em 2013. Ajudou a estruturar a Controladoria-Geral da Assembleia Legislativa de SC, ocupando o cargo de Controlador-Geral Adjunto, de fevereiro de 2015 a março de 2016.

ANDRESSA TRIBECK FERREIRA TOMAZ
Consultora jurídica
Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2000); especialista em Regimes Próprios de Previdência Social (2012). Assistente Jurídica da Secretaria de Estado da Administração entre 2008 e 2010, e Advogada Autárquica do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina desde 2010. Ocupou os cargos de Gerente de Atendimento ao Cidadão na Secretaria de Estado da Administração e Gerente de Acesso à Informação na Controladoria-Geral do Estado. Atualmente, ocupa o cargo de Consultora Jurídica da Controladoria-Geral do Estado.

CLÉIA SCHMITZ
Assessora de Comunicação
Jornalista graduada pela UFSC com MBA em Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná.  

RODRIGO STIGGER DUTRA
Auditor-Geral do Estado
Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina desde junho de 2008. Possui graduação e Mestrado em Ciências Econômicas pela UFRGS. Ocupou o cargo de Gerente de Auditoria de Pessoal na Secretaria de Estado da Fazenda entre 2015 e 2018. Representante entre 2015 e 2018 do Estado de Santa Catarina nas reuniões colegiadas e grupos de trabalho do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI).

CÉSAR FERNANDO CAVALLI
Gerente de Auditoria de Recursos Antecipados
César Cavalli é graduado em Administração de Empresas pela UFRGS, especialista em Direito Público pelo Cesusc e certificado pela Associação Brasileira das Entidades dos mercados Financeiro e de Capitais. Auditor Interno do Poder Executivo de Santa Catarina desde 2006, já ocupou as funções de Auditor-Geral do Estado e de Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos. 

MARIA ELIANE SILVA FURLAN
Gerente de Auditoria de Contas e Programas de Governo
Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Faculdades Barddal de Ciências Contábeis, conclusão em 2007. Curso de Formação – Auditoria Interna (2006). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1989).
É Auditora Interna do Poder Executivo (SEF/DIAG) desde setembro/2006, exercendo atividades na Gerência de Licitações e Contratos e na Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo. De março/2004 a agosto/2006 foi Contadora da Fazenda Estadual.

LUCIANA ZANATTA POMPEO

Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos
Luciana Zanatta é graduada em Ciências Contábeis pela Unisinos (RS) e pós-graduada em Administração Tributária pela Faculdade Aprovação (PR). Auditora Interna do Poder Executivo de Santa Catarina, atuou na Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos entre 2006 e 2016. Também integrou a Comissão Permanente de Licitação  da Secretaria de Estado da Fazenda em 2019. 

AGINOLFO JOSÉ NAU JÚNIOR
Gerente de Auditoria de Pessoal
Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2005); especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2008). Formação Profissional: Auditor Fiscal de Controle Externo – Tribunal de Contas de Santa Catarina (2006/2009); Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (desde 2009); Secretário do Conselho de Política Financeira – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (2011/2018); Gerente de Auditoria de Pessoal – Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, desde 2019.

ALESSANDRA BARCELLOS BARROS
Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Risco

Possui graduação em Ciências Contábeis e graduação incompleta em Administração de Empresas (UFRGS,1996). Curso de extensão em Direito Público (Instituto IDC, 2009). Atuou como perita contábil ad hoc e assistente técnica em diversos processos cíveis, trabalhistas e previdenciários em comarcas estaduais do RS. Trabalhou com auditoria na Coordenadoria de Controle Interno da Prefeitura de Gravataí/RS (2004-2006). Auditora Interna desde 2009, com diversos cursos de aperfeiçoamento no currículo, trabalhou na Gerência de Auditoria de Atos de Pessoal, Gerência de Administração, Finanças e Contabilidade (Diaf/SEF), Gerência de Despesas de Custeio e Gerência de Auditoria de Controle Interno.

LUCIANA BERNIER PEREIRA
Ouvidor-Geral do Estado
Graduada em Ciências Contábeis pela UFSC e em Direito pela Faculdade Cesusc, Luciana Bernieri tem pós-graduação em Direito Público e em Licitações e Contratos. Auditora Interna do Poder Executivo, antes de assumir a Ouvidoria, atuou na Gerência de Responsabilização de Entes Privados e de Combate à Corrupção da CGE-SC. 

AMÉRICO JOSÉ MICHELLI
Gerente de Gestão de Ouvidorias
Formado em Administração de Empresas pela FURB. Administrador na Ouvidoria-Geral, Assistente de Ouvidoria e atualmente como Gerente de Gestão de Ouvidorias. Pós-graduado em Gerenciamento de Marketing pela FURB e Fundação Getúlio Vargas. Administração Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Gestão Pública Avançada pela Escola de Governo de SC (ENA). Experiência de 15 anos em Ouvidoria, nove deles no Governo do Estado de Santa Catarina e seis anos em Balneário Camboriú. Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Ouvidores, Secção de SC, de 2016 até os dias atuais.

YALLE HUGO DE SOUZA
Gerente de Acesso à Informação
Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco e mestrado acadêmico em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014), linha de pesquisa Administração Pública e Sociedade. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em política pública, accountability, licitações e contratos. Ingressou no Estado como servidora pública da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de Administradora em outubro de 2012.

MAURÍCIO VASCONCELLOS LEÃO LYRIO
Gerente de Transparência e Dados Abertos
Doutor em Administração e Mestre em Contabilidade pela UFSC; Especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela FURB; Bacharel em Administração pela PUC/MG. Administrador na Secretaria de Estado da Administração. Possui experiência em gestão estratégica, de projetos e de processos, bem como em implantação de sistemas de gestão, docência e coordenação em cursos de graduação e Pós-Graduação. Pesquisa temas relacionados à controladoria no setor público, com ênfase em transparência, governo aberto e avaliação de desempenho.

CÍCERO ALESSANDRO TEIXEIRA BARBOSA
Corregedor-Geral do Estado
Advogado com graduação em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2003), pós-graduado em Direito Processual e Material Civil no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008) e Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda (SC).
Entre diversos cursos de formação complementar, destacam-se: Certificado (80 horas) para atuar no Conselho de Administração de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista no estado de Santa Catarina; mais de 1.350 horas na realização de outros cursos voltados ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria (orçamentos públicos, Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal, etc.) e, também, atividades relacionadas ao Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Conflitos; mais de 230 horas de cursos atualizados em Auditoria Governamental, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance.
Foi Inspetor de Previdência e Chefe de Serviço no IPESC (1985 a 1989); Gerente nas áreas de Atendimento e Personal na Caixa Econômica Federal (1989/2006); Diretor Jurídico da Associação dos Controladores Internos de Santa Catarina (2006/2008) e Presidente do Sindiauditoria (2008/2010); Gerente da área de Auditoria em Contas Públicas na SEF (2011/2018).

FABIANA RIBEIRO BORGES
Gerente de Gestão Correicional
Advogada com graduação em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2000), pós-graduada lato sensu em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (AMATRA 12) e Auditora Interna do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina. Entre os cursos de formação complementar, destacam-se: mais de 1.350 horas na realização de cursos voltados ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria (orçamentos públicos, Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal etc.) e, também, atividades relacionadas ao Desenvolvimento Gerencial, Análise e Melhoria de Processos e Administração de Conflitos; e mais de 230 horas de cursos atualizados em Auditoria Governamental, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance.
Atuou na Advocacia entre 2000 e 2005. Secretária do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo (de 2009 a 2015; e em 2019).

ALEXANDRE ANDRÉ LINKIEWICZ VISSOTTO
Gerente de Responsabilização de Agentes Públicos
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1993) e em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008). Especialização em Auditoria Governamental (UFSC, 1995); Especialização em Gestão Estratégica do Serviço Público (UNISUL, 2002); Especialização em Direito Público Material (Gama Filho-RJ, 2008); Especialização em Gestão Pública Avançada na Fundação Escola de Governo (ENA Brasil, 2016) e Especialização em Direito das Famílias e Sucessões (CESUSC, 2019).
Empregado Público da EPAGRI desde 1989, atuou por mais de 15 anos na Auditoria Interna, tendo sido Auditor-Chefe da Auditoria Interna da EPAGRI por sete anos (2003-2009); à disposição da FATMA (IMA), entre 2009 e 2014, foi Assessor da Auditoria Interna por quatro anos; à disposição da Secretaria de Estado do Planejamento, exerceu atividades no Escritório do Programa PACTO por SC em atividades voltadas à análise jurídica dos processos licitatórios das obras financiadas pelo Programa PACTO/SC (2014-2019).

CLOVIS RENATO SQUIO
Gerente de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Mestre em Administração pela ESAG/UDESC (2018).
Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos na Secretaria de Estado da Fazenda (DIAG/SEF), de fevereiro/2016 a dezembro/2018. Procurador-Geral do Município de São José (SC), de janeiro/2013 a outubro/2015. Procurador Jurídico da FAPESC, de março de 2010 a dezembro/2012, período em que recebeu a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli. Gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da FAPESC de abril/2009 a março/2010. Servidor efetivo ocupante do cargo de Auditor Interno do Poder Executivo desde maio/2007. Advogado militante em Florianópolis (SC) desde outubro de 2005. Juizado Especial Cível da Comarca da Capital de Santa Catarina, no período de março de 2002 a setembro de 2005. Juizado Especial Criminal do Fórum Distrital do Norte da Ilha da Comarca da Capital de Santa Catarina. Atuou como conciliador pelo período de outubro de 2001 a novembro de 2002.

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