CGE

31 de agosto é o novo prazo para envio da Declaração de Bens e Valores ao Estado

A Controladoria-Geral do Estado e a Secretaria de Estado de Administração prorrogaram para 31 de agosto o prazo para o envio da Declaração de Bens e Valores ao Estado. A alteração foi definida pela IN Conjunta SEA/CGE n. 005/2021, publicada no Diário Oficial de 21 de maio. O módulo para entrega está disponível no portal SIGRH. Em caso de dúvidas, o agente deve acessar o manual com o passo a passo para fazer o envio. O documento inclui uma lista de Perguntas e Respostas.

A entrega da Declaração de Bens e Valores deverá ser feita por todos os agentes públicos que atuam em órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta e Indireta. A obrigatoriedade está prevista no Decreto 1.193/2021, que revoga o Decreto nº 1979/2008. A norma regulamenta o artigo 13 da Lei da Improbidade Administrativa (Lei Federal n° 8.429/1992), que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito.

O objetivo do Governo do Estado é permitir o acompanhamento da evolução patrimonial dos servidores e agentes públicos e detectar possíveis incompatibilidades com a remuneração. O agente público que deixar de entregar e/ou atualizar a declaração ou apresentar informações falsas incorrerá em descumprimento do dever funcional e estará sujeito a sanções nas esferas penal, civil e administrativa após instauração e conclusão de processo disciplinar (PAD).

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Site: www.www.cge.sc.gov.br/