Balanço 2020: Ouvidoria-Geral do Estado registra 25,7 mil manifestações
A Ouvidoria-Geral do Estado recebeu 25,7 mil manifestações de usuários entre dezembro de 2019 e novembro de 2020. O número já é maior do que o registrado no ano passado, quando o órgão computou 24,9 mil consultas. Vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Ouvidoria é o canal de comunicação do Governo com a sociedade e está disponível pelo telefone 0800-644-8500 ou pelo formulário no site www.ouvidoria.sc.gov.br. Entre os principais motivos que levaram os usuários a entrar em contato estão a solicitação de informações de documentos, a falta de dados em outros canais, informações sobre fiscalização ambiental e dados sobre COVID-19 (estas somaram 1.162 manifestações).
Em 2020, grande parte das manifestações foram do tipo solicitações (17.818), mas a Ouvidoria-Geral também recebeu reclamações (5.580), denúncias (1622), elogios (381) e sugestões (318), entre outros. As demandas recebidas pela Ouvidoria-Geral são encaminhadas às ouvidorias setoriais ou seccionais dos órgãos afins. A Ouvidora-Geral do Estado, Luciana Bernieri Pereira, destaca o cumprimento dos prazos nas respostas encaminhadas ao cidadão. “Em 2020, tivemos um índice de 98,65% das manifestações abertas e respondidas em até 20 dias, como prevê a lei. É o resultado do esforço e da dedicação de servidores da CGE e dos órgãos para atender a sociedade catarinense com o máximo de presteza”.
Manifestações de Ouvidoria
Manifestações Registradas | 25.731 |
Manifestações Respondidas no Prazo | 23.192 |
Manifestações Respondidas Fora do Prazo | 2.539 |
Manifestações Respondidas no Prazo de até 20 dias (%) | 98,65 |
Tempo médio de respostas (dias) | 13,83 |
LAI – A Controladoria-Geral do Estado também é o órgão responsável por acompanhar e monitorar a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Os pedidos são cadastrados por meio do Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), opção 3 do Portal da Ouvidoria do Estado. No período de dezembro de 2019 a novembro de 2020, o órgão recebeu 1.928 pedidos, dos quais 95,1% foram respondidos no prazo de até 30 dias. As manifestações via LAI têm crescido sistematicamente nos últimos anos. De 2018 para cá, praticamente dobrou o número de pedidos.
Pedidos via LAI
Manifestações Registradas | 1.928 |
Manifestações Respondidas no Prazo de até 30 dias | 1.833 |
Manifestações Respondidas Fora do Prazo | 95 |
Informações adicionais:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: ascom@www.cge.sc.gov.br/
Telefone: (48) 99128-1980
Site: www.www.cge.sc.gov.br/