CGE

Balanço 2021: Ouvidoria-Geral do Estado recebeu 24,4 mil manifestações

A Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE), recebeu 24,4 mil manifestações em 2021, grande parte (67,2%) de usuários que entraram em contato para solicitar informações sobre serviços e documentos. Também foram registradas 4,6 mil reclamações, 2,1 mil denúncias, 324 elogios e 187 sugestões. 

“A criação da CGE, em 2019, permitiu reforçar o canal de Ouvidoria, instrumento que possibilita não apenas o controle social, mas também o aperfeiçoamento da gestão pública. Em 2022, queremos modernizá-la tecnologicamente para que as informações recebidas sejam utilizadas estrategicamente para melhorar os serviços oferecidos pelo Estado”, afirma Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado.  

O número de manifestações foi 5% menor do que no ano passado (25,7 mil). Houve queda em todos os tipos de manifestações, exceto em denúncias, com aumento de 31,8%, comparado a 2020. Em função da evolução, a CGE ofereceu em novembro um curso à rede de ouvidores sobre tratamento de denúncias, que podem ser anônimas. 

Os órgãos mais demandados pela Ouvidoria em 2021 foram Secretaria da Educação, Detran/SC, Instituto do Meio Ambiente e Segurança Pública. O tempo médio de resposta às manifestações foi de 10,2 dias, frente ao prazo máximo de 20 dias previsto em lei. O percentual de manifestações respondidas no prazo foi de 97,6%. 

A Ouvidoria-Geral é o canal de comunicação do Governo com a sociedade e está disponível pelo telefone 0800-644-8500 ou pelo formulário no site www.ouvidoria.sc.gov.br. As demandas recebidas são encaminhadas às ouvidorias setoriais ou seccionais dos órgãos afins. 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980