Pesquisa aponta avanços no sistema de controle interno com criação da CGE
Pesquisa realizada pela Controladoria-Geral do Estado em parceria com a Udesc Esag aponta avanços no sistema administrativo de controle interno após a criação da CGE, em 2019. Hoje há mais servidores dedicados à função, a rotatividade diminuiu e o índice de formalização e execução do plano anual de atividades de controle interno aumentou.
“Ainda precisamos avançar, mas há indicadores que mostram um fortalecimento importante do controle interno no Governo Estadual, o que é muito salutar por se tratar de uma função imprescindível para uma gestão eficiente, íntegra e responsável”, afirma Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado.
Entre os indicadores que apontam melhorias, destaca-se a evolução no número de servidores por unidade de controle interno (UCI) nos órgãos. Em 2016, data da primeira pesquisa, 82% das UCIs tinham apenas um servidor atuando na área. Hoje, os que trabalham sozinhos ainda são maioria (56,3%), mas 43,7% das UCIs já têm mais de dois servidores.
O quantitativo ainda é insuficiente na opinião dos setoriais de controle interno: 78% dos que responderam a pesquisa dizem que o número não é adequado à demanda de trabalho. A maioria, 62%, acumula a função de ouvidor setorial.
A pesquisa também aponta uma diminuição na rotatividade dos servidores que ocupam a função. Hoje, 82% estão atuando há um ano ou mais na unidade de controle interno. Em 2016, esse índice era de 61,5%. A retenção é salutar na medida em que a tendência é que quanto mais tempo na área, maior o conhecimento.
Sobre a organização das atividades de controle interno, o levantamento mostra melhor gestão das ações. O índice de formalização do plano anual de atividades de controle interno aumentou de 62,5%, em 2019, para 91%, em 2021. O índice de execução do planejamento subiu de 35,5%, em 2019, para 56, 3%, em 2021.
A CGE é o órgão central do Sistema Administrativo de Controle Interno e Ouvidoria do Poder Executivo de Santa Catarina (LC nº 741/2019). Cabe à Controladoria a normatização, a supervisão, a regulação, o planejamento, o controle e a fiscalização das atividades sob a sua coordenação.
A pesquisa foi realizada pela residente do Programa de Residência em Gestão Pública da Udesc Esag, Maria Alice Martins, sob a coordenação da professora Karin Vieira da Silva. A supervisão é de Juliana Wüst Panceri, coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria na CGE.
ACESSE O PERFIL DO CONTROLE INTERNO 2021
Controle na ponta – Os setoriais de controle interno atuam nos órgãos e entidades com o propósito de fornecer expertise, apoio, monitoramento e questionamento sobre questões relacionadas a riscos. Dessa forma, espera-se maior adequação aos processos, diminuindo a chance de inconsistências e irregularidades e aperfeiçoando a gestão dos recursos materiais e financeiros.
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Cléia Schmitz
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