Ouvidoria-Geral publica relatório estatístico de manifestações realizadas em 2021
A Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE), publicou no Portal de Dados Abertos do Governo de Santa Catarina o Relatório Estatístico de Manifestações realizadas por meio de seus canais no ano de 2021. O documento traz desde a evolução das manifestações desde 2008 até os assuntos mais recorrentes, os órgãos mais demandados e os tipos de manifestação. Além disso, relata o desempenho da rede de ouvidorias no atendimento às manifestações.
“São informações valiosas. A Ouvidoria é um instrumento de controle social e ouvir o cidadão e transformar as manifestações em melhoria do serviço público é a nossa missão”, afirma Américo José Michelli, gerente de Gestão de Ouvidoria da CGE.
Em 2021, a Ouvidoria-Geral recebeu 24,5 mil manifestações, grande parte (67,2%) de usuários que entraram em contato para solicitar informações sobre serviços e documentos. Também foram registradas 4,6 mil reclamações, 2,1 mil denúncias, 334 elogios e 188 sugestões.
EVOLUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES
O número de manifestações foi 5% menor do que no ano passado (25,7 mil). Houve queda em todos os tipos de manifestações, exceto em denúncias, com aumento de 31,8%, comparado a 2020. Em função da evolução, a CGE ofereceu em novembro à rede de ouvidores a primeira edição do curso Ouvidoria e Tratamento de Denúncias. As denúncias podem ser anônimas.
DISTRIBUIÇÃO PELO TIPO DE MANIFESTAÇÃO
Os órgãos mais demandados pela Ouvidoria em 2021 foram Secretaria da Educação, Detran/SC, Instituto do Meio Ambiente e Segurança Pública. O tempo médio de resposta às manifestações foi de 10,2 dias, frente ao prazo máximo de até 20 dias previsto em decreto. O percentual de manifestações respondidas no prazo foi de 97,6%.
O prazo médio de resposta em 2021 foi de 11,6 dias, sendo que 81,4% das manifestações foram concluídas no prazo de até 20 dias. O indicador leva em consideração que a conclusão da manifestação contempla o prazo de resposta pelas unidades setoriais e seccionais e o prazo da Ouvidoria-Geral do Estado para emitir a Decisão Administrativa Final ao usuário.
DESEMPENHO DAS OUVIDORIAS
A Ouvidoria-Geral é o canal de comunicação do Governo com a sociedade e está disponível pelo telefone 0800-644-8500 ou pelo formulário no site www.ouvidoria.sc.gov.br. As demandas recebidas são encaminhadas às ouvidorias setoriais ou seccionais dos órgãos afins.
A Rede de Ouvidores é composta por 14 Ouvidorias Setoriais, 29 Ouvidorias Seccionais, 276 unidades administrativas e 365 usuários/operadores que colaboram na elaboração das respostas às manifestações e no aprimoramento dos serviços públicos buscando a melhoria dos processos.
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