CGE

Últimos dias para se inscrever no Encontro Internacional Equigov

Terminam no dia 25 de outubro as inscrições para o Encontro Internacional EquiGov, que vai tratar de equidade nos serviços públicos em governos e parlamentos abertos. As inscrições são gratuitas e estão abertas a todos os interessados. Basta preencher o formulário disponível no site www.udesc.br/esag/accountabilityeequidade. O Equigov ocorrerá em Florianópolis de 29 a 31 de outubro e terá tradução simultânea do português para inglês e espanhol.

A Controladoria-Geral do Estado é um dos parceiros do encontro, organizado em parceria pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), por meio do Grupo de pesquisa Politeia; e pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

O Encontro é resultado de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo Politeia em parceria com pesquisadores de universidades de São Paulo, Colômbia, Espanha e Indonésia sobre a relação entre accountability e equidade nos serviços públicos.

“Estudamos como os serviços públicos e a representação sociopolítica são desenhados e gerenciados para promover a equidade e a inclusão em contextos desiguais. Algo que pode ocorrer quando os governos e parlamentos são abertos à colaboração com os cidadãos e atuam com transparência nas suas escolhas e ações”, explica a professora Paula Chies Schommer, uma das coordenadoras do projeto de pesquisa e do Equigov.

Durante o evento, serão apresentadas experiências e casos práticos de promoção da equidade em órgãos públicos em diferentes países, bem como as tendências e os desafios para que pessoas com diferentes perfis acessem direitos e serviços públicos. Será uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre o tema, além de conhecer a realidade de outros países.

O que é equidade?

Equidade é um conceito amplo. De modo geral, trata-se do esforço para garantir que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços públicos, independente de suas diferenças individuais ou circunstâncias socioeconômicas. Em outras palavras: dar acesso àqueles que necessitam para que todos tenham as mesmas oportunidades. Isso implica que a distribuição dos recursos públicos, a representação política e o acesso aos serviços públicos devem considerar as características e necessidades específicas individuais e de grupos, sobretudo as pessoas em situação de vulnerabilidade, a fim de reduzir desigualdades e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

O que você pode conferir no Encontro?

A programação do Encontro Internacional EquiGov prevê conferências, mesas-redondas, debates, rodas de conversa, aula aberta e oficinas. A programação completa e detalhada será disponibilizada no decorrer das próximas semanas no site do evento www.udesc.br/esag/accountabilityeequidade.