CGE

CGE apresenta cases em evento do Conaci

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou três trabalhos desenvolvidos pelo órgão durante a 52ª Reunião Técnica do Conaci – Conselho Nacional de Controle Interno, realizada em Florianópolis na última quinta e sexta-feira, 5 e 6 de dezembro. O encontro reúne controladores dos estados e capitais do Brasil.

O controlador-geral Pedro Waltrick apresentou a experiência da CGE com o monitoramento automatizado e contínuo da folha de pagamento. Em dois anos, o trabalho trouxe economia de R$ 21,4 milhões, além de reduzir os processos e melhorar os controles.

Waltrick também mostrou uma ferramenta de business intelligence desenvolvida para fazer a gestão da frota de veículos do Estado. O objetivo é dar subsídios para a tomada de decisão dos gestores em relação ao momento ideal de substituição dos carros.

Inteligência artificial

A diretora de integridade e compliance, Marisa Zikan da Silva, mostrou o funcionamento da bot Drica, assistente virtual do Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual do Governo do Estado. A robô auxilia no atendimento às dúvidas sobre como proceder em caso de assédio. A ferramenta foi criada em apenas 30 minutos a partir dos conteúdos disponibilizados no site do programa.

Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance da CGE (Foto: Ricardo Wolff)

O case da Drica foi apresentado durante a “Formação de Líderes em IA”, ministrada por Wesley Vaz, secretário de Controle Externo de Governança, Inovação e Transformação Digital do Estado do TCU. Para ele, é um exemplo de como a inteligência artificial pode potencializar ações de uma forma simples e rápida.

ASCOM CGE
Cléia Schmitz
(48) 99128-1980