Dia Nacional do Ouvidor
No dia 16 de março é comemorado o Dia Nacional do Ouvidor. A ouvidoria pública é a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.
A ouvidoria é a ponte entre o usuário de serviços públicos com o Estado, mediando o acesso aos serviços e possibilitando que o usuário expresse seu ponto de vista, faça solicitações ou denuncie possíveis irregularidades.
Se a ouvidoria é uma ponte, o ouvidor é, ao mesmo tempo, o engenheiro e o construtor. Ele é a pessoa que costura relações, abre perspectivas de diálogo, estabelece a comunicação entre as partes. Daí a grande importância deste cargo.
No ano de 2019, a Ouvidoria do Poder Executivo estadual recebeu 25.019 manifestações, que representou um acréscimo de 15,6% em relação ao ano de 2018. O tipo de manifestação que apresentou maior número de ocorrências em 2019 foi denúncia (9.335 manifestações). Este tipo representou 37% das manifestações recebidas. Além disso, foram registradas 6.190 solicitações (25%), 5.494 reclamações (22%), 3.293 pedidos de informações (13%), 429 sugestões e 278 elogios.
Desde o dia 12 de junho de 2019 a Controladoria-Geral do Estado é a responsável pela coordenação do sistema administrativo de controle interno e ouvidoria no Poder Executivo estadual. Essa mudança é uma grande conquista para nós e a sociedade, tendo em vista que este reconhecimento promoverá melhorias na prestação dos serviços públicos e no atendimento ao cidadão.
Por fim, a Ouvidoria-Geral do Estado agradece pelo trabalho, empenho e motivação dos que exercem a atividade de ouvidoria.
Parabéns Ouvidor pelo seu dia!