Governo padroniza aquisições e contratos com ciclone bomba para ampliar controle e transparência
O Governo do Estado padronizou os registros de aquisições e contratos destinados ao enfrentamento do ciclone bomba ocorrido no dia 30 de junho com o objetivo de ampliar a rastreabilidade dos dados. Uma Instrução Normativa elaborada conjuntamente pela Controladoria Geral do Estado (CGE) e as Secretarias de Administração (SEA) e Fazenda (SEF) formaliza os procedimentos que já estão estão implementados.
“A intenção foi fortalecer os controles internos da gestão para ajudar os órgãos e entidades a angariar maior eficiência em suas operações de aquisição e contratação, bem como garantir a transparência como forma de propiciar o fortalecimento do controle social”, explica Rodrigo Stigger Dutra, auditor-geral do Estado (AGE/CGE).
O trabalho envolveu o cadastro de contratos e processos inseridos em dois sistemas do Governo (Sigef e SGPe), bem como a realização de empenhos com o complemento 120 – Ciclone Bomba, criado pela Diretoria Orçamentária da SEF. Por conta da padronização, hoje o Portal da Transparência do Poder Executivo (www.transparencia.sc.gov.br) já disponibiliza num painel exclusivo todas as despesas relativas ao Ciclone Bomba.
Para disponibilizar as informações de forma rápida e eficiente foi feito um trabalho envolvendo técnicos da CGE, SEA, SEF e do Centro de Informática e Automação (CIASC).
Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/
Fone: (48) 99128-1980