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Melhores práticas: Ouvidoria da Infraestrutura tem 100% de taxa de resposta

A Ouvidoria da Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade conquistou no segundo trimestre de 2020 a marca de 100% de taxa de resposta, zerando a demanda de denúncias, reclamações, sugestões e pedidos de informação da sociedade catarinense relacionadas à área. O tempo médio de resposta foi de 2,4 dias para as demandas embasadas na Lei de Acesso à Informação (LAI) e de 9,8 dias para as demais solicitações. O êxito é resultado de um trabalho da Coordenadoria de Controle Interno e Ouvidoria da SIE, que contou com o esforço de muitos servidores da área, que passaram a priorizar o atendimento às demandas. 

“A conquista da Ouvidoria da SIE é um exemplo de como a união dos servidores, a dedicação do ouvidor e o comprometimento da gestão traz resultados positivos que refletem diretamente na resposta eficiente ao cidadão catarinense”, avalia Luciana Bernieri Pereira, Ouvidoria-Geral do Estado, área vinculada à Controladoria-Geral do Estado. 

A marca de 100% de resposta teve a participação especial da Ouvidora da SIE, Loreni de Fátima Oliveira. Quando assumiu a função em agosto do ano passado, a pedido do secretário Thiago Vieira, havia muitas demandas em atraso. Por conta da reforma administrativa, em junho de 2019, a SIE assumiu as demandas dos extintos Departamentos Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e de Transportes e Terminais (Deter). “Eu nunca tinha trabalhado com Ouvidoria e no início tínhamos dificuldades em fazer os colegas entenderem a necessidade de atender às demandas da população com agilidade”, conta Loreni.  

Com a ajuda das coordenadoras de Controle Interno e Ouvidoria, Juliana Panceri e Thayse Marian, e do colaborador residente da UDESC, Thiago Silva Duarte, Loreni começou um trabalho de conscientização. “Fomos desenvolvendo novas metodologias de abordagem, decidimos usar o SGPe em casos específicos, mas ainda era preciso fazer mais para zerar as demandas. Foi então que decidi usar o whatsapp e o resultado foi muito bom. Hoje, eu envio mensagem informando que remeti a demanda. Quando falta um dia para acabar o prazo, mando novamente um whatsapp informando o vencimento. Raramente não recebo resposta e algumas coordenadorias até me perguntam se há algo pendente”, diz Loreni. 

Café com Ouvidoria: evento destacou importância de atender solicitações dos cidadãos

Na última sexta-feira, a área promoveu o Café com a Ouvidoria, um encontro virtual com servidores da secretaria e de outros órgãos. O evento teve a participação do secretário Thiago Vieira, que fez questão de fazer a abertura e o encerramento. “Foi muito bom, nosso objetivo era mostrar o valor da Ouvidoria no contato direto com a população. A participação do secretário, que sempre acolheu muito a área mantendo suas portas abertas para nossas dificuldades foi muito importante para ratificar o trabalho da Ouvidoria. Eu tenho 41 anos de serviço, poderia estar em casa, mas amo o meu trabalho e estar ativa me faz estar viva”, ressalta Loreni. 

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Cléia Schmitz

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