CGE

Ações de Governo Aberto podem ser acompanhadas no Portal Projeta SC

O cidadão já pode acompanhar a execução dos sete projetos que integram os compromissos do 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, lançado em setembro pelo Governo do Estado. As informações estão disponíveis no portal Projeta SC, coordenado pelo Escritório de Gestão de Projetos (Eproj SC). Basta acessar o site e digitar o nome do projeto na busca (veja abaixo). Os coordenadores dos projetos são os responsáveis pela atualização das informações na ferramenta.

O Plano SC Governo Aberto é uma parceria do Governo do Estado com a Open Government Partnership (OGP), organização internacional que promove governos mais abertos, transparentes e participativos. Coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), o plano traz quatro compromissos distribuídos em cinco projetos com ações que deverão ser implementadas até 31 de outubro de 2022 por diferentes órgãos e entidades parceiros.

1. Adequação do processo de compras públicas aos critérios de accountability e contratação aberta

Coordenação: Secretaria de Estado da Administração (SEA)

2. Aperfeiçoamento do Portal de Transparência do Badesc

Coordenação: Agência de Fomento de SC – Badesc

3. Evolução da ferramenta de consulta às Transferências Voluntárias do Estado

Coordenação: Controladoria-Geral do Estado (CGE)

4. Novo Sistema Integrado de Ouvidoria e de Acesso à informação (e-SIC)

Coordenação: Controladoria-Geral do Estado (CGE)

5. Reestruturação e Aperfeiçoamento Continuado e Participativo do Portal da Transparência do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina

Coordenação: Controladoria-Geral do Estado (CGE)

6. Criação do Conselho de Usuários e da ferramenta de avaliação de Serviços Públicos

Coordenação: Secretaria de Estado da Administração (SEA)

7. Articulação de Governo Aberto e Controle Social nos Municípios

Coordenação: Udesc Esag

Sobre o Projeta SC – O Projeta SC, ferramenta de monitoramento de projetos, foi lançado neste ano com o objetivo de tornar mais ágil a gestão de projetos e também promover transparência aos programas do Governo do Estado www.projeta.sc.gov.br/.

O Coordenador do Escritório de Gestão de Projetos de Santa Catarina, Vitor Correa, ressalta que a ferramenta on-line apresenta muitas funcionalidades aos gestores públicos, permitindo desde uma visão ampla de todos os projetos executados pelas secretarias até informações mais detalhadas. E, é também ferramenta de transparência ativa para a população, pois possui uma área aberta ao público em geral, que pode acompanhar os projetos da sua região. Essa evolução no sistema de gerenciamento dos projetos traz mais agilidade e assertividade na solução das demandas mais urgentes. O Portal possui atualmente mais de 3 mil projetos cadastrados em diferentes fases como em andamento, concluídos, em iniciação e em planejamento. A proposta é que a cada dia novos sejam incluídos, alcançando todos os projetos do executivo catarinense.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980