Câmara Técnica sobre IA-CM se reúne virtualmente pela segunda vez

Os membros da Câmara Técnica Auditoria Interna e IA-CM, que foi criada na 41ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), reuniram-se virtualmente ontem, 02. Nessa segunda reunião, os participantes discutiram a revisão da minuta da Resolução do Conaci, disponibilização do módulo de avaliação do sistema de auditoria e-Aud e aprovação de orientações para os relatórios de implementação do IA-CM.

Participaram representantes das controladorias da União, Distrito Federal, Goiás, Paraíba, Pernambuco, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa, Rio de Janeiro(município) e Vila Velha.

O coordenador da CT, Rodolfo Serrano, destacou os resultados da reunião e das iniciativas. “A revisão da minuta da Resolução ‘Declaração de Posicionamento da Atividade de Auditoria Interna Governamental’ tem como objetivo esclarecer para a sociedade brasileira qual é o papel dessa auditoria exercida pelos Órgãos Centrais do Sistema de Controle Interno”.

Além disso, a Controladoria-Geral da União (CGU) disponibilizou o módulo de avaliação IA-CM do sistema de auditoria e-Aud para os demais membros do Conaci. Isto vai trazer como benefícios: a padronização da avaliação entre as controladorias e a maior eficiência no registro e organização das informações e evidências coletadas.

Outro ponto abordado na reunião foi a aprovação de orientações para os relatórios de implementação do IA-CM. A finalidade é reportar de forma mais efetiva o avanço da implantação do modelo nas controladorias. Além disso, comunicar as entregas decorrentes da aplicação do IA-CM para administração pública e para a atividade de Auditoria Interna, como, por exemplo, de normas, planos, processos, sistemas, relatórios, capacitações e melhoria de indicadores.

Sobre a Câmara Técnica

O objetivo da Câmara Técnica é assessorar o Conselho em assuntos relacionados à auditoria interna e implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM). Além disso, promover integração contínua entre profissionais de auditoria dos órgãos de controle interno.

Com informações do Conselho Nacional de Controle Interno – Conaci