CGE

Capacitação sobre módulo SIGEF

A Gerência de Recursos Antecipados da Controladoria-Geral do Estado (GERAN/CGE) vem realizando capacitação de servidores com relação à utilização do Módulo Transferências do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal (SIGEF). Entre as modificações decorrentes da Reforma Administrativa (Lei Complementar 741/2019) está a extinção das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs). Em face das mudanças, tornou-se necessário capacitar novos profissionais para as atividades antes realizadas pelos servidores das ADRs. Assim, num primeiro momento, a GERAN capacitou servidores das Secretarias de Estado Setoriais e das entidades da administração indireta. Agora, foi a vez dos usuários dos Núcleos de Gestão de Convênios no Estado (NGCs) receberem o treinamento técnico.

Os NGCs farão parte da Central de Atendimento a Municípios (CAM), estrutura ligada à Casa Civil do Governo do Estado. Eles auxiliam no gerenciamento, acompanhamento e fiscalização dos convênios firmados entre Estado, por meio das Secretarias Setoriais ou das entidades da administração indireta, e os Municípios.

O curso de capacitação foi ministrado pelo Auditor Interno do Poder Executivo Estadual Telbas Mauri da Silveira, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no Auditório da Secretaria de Estado da Administração (foto). “Os núcleos serão compostos por servidores efetivos que irão atuar em conjunto com as associações de municípios. Essa parceria permite um contato ainda mais próximo com as demandas de cada região e agilidade na execução dos contratos”, explicou o coordenador da Central de Atendimento aos Municípios (CAM), Gabriel Loeff.

Além dos eventos mencionados, a GERAN também capacitou no dia 25 de julho os servidores que atuarão nos Consórcios Públicos, os quais executarão o Projeto Recuperar do Governo do Estado para recuperação das rodovias estaduais. Na próxima semana será a vez dos servidores do Tribunal de Contas do Estado, a pedido daquela Corte de Contas.