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CGE aborda gestão de risco em seminário sobre nova lei de licitações

O auditor da Controladoria-Geral do Estado, Rodrigo Dutra, falou nesta quarta-feira, 6, em João Pessoa, sobre a gestão de risco na administração pública, em evento promovido pela CGE da Paraíba. A palestra foi feita em conjunto com o auditor da Controladoria-Geral da União, Sérgio Filgueiras, e teve enfoque na nova lei de licitações (Lei nº 14.133/21). 

A gestão de risco é um conjunto de atividades que têm o objetivo de gerenciar e controlar potenciais ameaças ao desempenho da instituição para garantir o cumprimento das metas. A nova lei de licitações prevê uma etapa prévia de identificação dos riscos contratuais, seus impactos, a probabilidade de ocorrerem e uma relação de medidas para mitigação. 

“Com a gestão de risco, a instituição deixa de apagar incêndios e passa a pensar na solução antes que o problema ocorra”, destacou Dutra. Para Filgueiras, o principal desafio para a implantação da gestão de risco é a cultura da organização e do próprio país. “O jeitinho brasileiro é o contrário de gestão de risco. Achamos que vai dar certo. Precisamos vencer isso”.

Na avaliação de Dutra, a exigência da implementação de processos e estruturas de gestão de riscos e controles internos prevista na nova lei de licitações pode ser vista como uma oportunidade de fortalecer e consolidar a cultura organizacional baseada na promoção da eficiência, eficácia e efetividade no atendimento às necessidades da população. “Nesse sentido, a auditoria interna é capaz de fornecer o auxílio que órgãos e entidades necessitam para implantar seus processos de gestão de riscos com segurança.”

Filgueiras reforça que o papel da auditoria interna é melhorar a governança do processo. “O sucesso de um auditor não é quando ele acha um erro, mas sim quando seu trabalho ajuda o gestor a alcançar seus objetivos”.

A palestra está disponível aqui.

Informações:

Cléia Schmitz

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