CGE e Udesc Esag vão oferecer capacitação a professores para promover cultura da integridade

A Controladoria-Geral do Estado e a Udesc Esag firmaram uma parceria para preparar professores da rede estadual de ensino com o objetivo de promover valores como ética e integridade em sala de aula. O acordo faz parte do projeto Prêmio Honestidade nas Escolas, concurso de desenhos promovido anualmente pela CGE e pela Secretaria de Estado da Educação junto às turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A diretora de Integridade e Compliance da CGE, Marisa Zikan da Silva, explica que a proposta é oferecer aos professores materiais e ferramentas que possibilitem promover debates com maior profundidade sobre cidadania e integridade. “Com isso, esperamos ampliar a conexão e absorção de valores como ética e honestidade por parte dos alunos participantes do Prêmio, que neste ano terá sua quinta edição”.

A Udesc Esag participa por meio do programa de extensão Educação e Cultura Política, ligado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovação Social na Esfera Pública (NISP) e coordenado pelo professor Daniel Pinheiro. A ação envolve também o time Enactus Udesc, organização de estudantes que promovem o empreendedorismo social.

O NISP e a Enactus vão elaborar uma cartilha com conteúdo lúdico e linguagem acessível para que os professores que tiverem interesse possam trabalhar com os alunos antes da confecção dos desenhos que serão enviados para o Prêmio Honestidade nas Escolas. Haverá também capacitação on-line, com aulas ao vivo e gravadas, disponibilizada aos professores na plataforma digital da Udesc Esag.

“A proposta é oferecer a oportunidade de troca não somente entre professores e alunos no ambiente escolar, mas perpassando por meio das relações com demais servidores da escola, pais, responsáveis, familiares, ou seja, toda comunidade escolar”, afirma o professor Daniel Pinheiro. Os conteúdos deverão ser disponibilizados em junho, no lançamento da quinta edição do Prêmio.

Sobre o Prêmio: O Prêmio Honestidade nas Escolas é um concurso cultural promovido pela CGE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O público-alvo são crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. O objetivo é despertar a reflexão sobre os valores da integridade e da ética por meio de desenhos, de forma que os alunos sejam agentes de mudança, inspirando o seu entorno. A participação no Prêmio tem tido uma evolução significativa. No primeiro ano, em 2019, o projeto-piloto contemplou 5 escolas da região da Grande Florianópolis. Na 4ª e última edição, em 2022, foram 269 escolas e 30.299 alunos espalhados em 105 cidades catarinenses.