CGE

CGE faz auditoria em merenda de escola após reclamação de pais e alunos à Ouvidoria

Auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) estiveram nesta segunda-feira, 11, no Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Itaum, em Joinville, para verificar a qualidade da merenda oferecida na unidade escolar após manifestações de insatisfação feitas por pais e alunos à Ouvidoria-Geral do Estado. 

Com a oferta de refeições em três turnos, o CEDUP de Joinville oferece cursos de ensino médio e ensino técnico profissionalizante para cerca de 1600 jovens e adultos. Insatisfeitos com a qualidade e a quantidade da merenda, pais e alunos acionaram o Governo do Estado por meio do canal de Ouvidoria, administrado pela CGE. 

Em cooperação com a Secretaria de Estado da Educação, a Controladoria decidiu fazer uma auditoria in-loco. A SED já havia cancelado 1300 refeições da lista de pagamentos da empresa fornecedora devido a divergências no cardápio. Durante a visita dos auditores da CGE, no segundo horário de almoço, não havia salada como previa o cardápio. 

“Desde 2019, com a criação da CGE, Auditoria-Geral e Ouvidoria-Geral estão juntas em um mesmo órgão. A aproximação fomenta a integração das áreas, fortalecendo o controle social, que é fundamental para o aperfeiçoamento dos serviços públicos ”, explica o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva.

Durante a visita, os auditores da Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos (GEACI/AGE) verificaram os procedimentos de entrega, acondicionamento, preparo incluindo qualidade e quantidade, e distribuição da merenda aos alunos. Um relatório técnico será elaborado sobre as condições encontradas e o cumprimento das bases estipuladas em contrato. 

“Faremos uma série de recomendações não só à unidade escolar, mas também para a Secretaria de Educação e, principalmente, à empresa fornecedora a fim contribuir com a melhoria efetiva do serviço“ explica o auditor do Estado e coordenador da auditoria, André de Rezende.

Mais informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *