CGE

CGE lança formulário para mapear riscos de corrupção nos órgãos do Estado

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) está disponibilizando a todos os servidores públicos do Governo do Estado um formulário anônimo para identificação de riscos à integridade pública como nepotismo, assédio, abuso de poder, solicitação de vantagem indevida e fragilidade do controle interno, entre outros. O objetivo é mapear as vulnerabilidades existentes nos órgãos e entidades para direcionar ações no sentido de fortalecer a integridade e os controles internos das instituições. 

“Riscos à integridade são situações que favorecem ocorrências como fraudes ou atos de corrupção. É muito importante que os servidores colaborem e falem sobre as circunstâncias que presenciam no dia-a-dia do trabalho para que possamos fortalecer princípios e condutas que priorizem o interesse público sobre os interesses privados. O formulário é totalmente anônimo e ficará sob sigilo”, reforça  o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva. 

O formulário é a primeira fase do ciclo 2022 estabelecido pela CGE para implantação do Programa de Integridade & Compliance nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. “As informações coletadas vão subsidiar a criação de ações preventivas, entre elas os planos de integridade, instrumentos que reúnem mecanismos e procedimentos internos para reduzir riscos de práticas ilícitas”, explica Carlos Petiz Junior, diretor de Integridade e Compliance da CGE. 

Além das informações coletadas pelos formulários, a equipe da CGE vai analisar os relatórios da plataforma e-Prevenção. Disponibilizada em 2021 pela Ação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), ela gerou diagnósticos do nível de vulnerabilidade dos órgãos públicos de todo o País em relação à corrupção. No Poder Executivo estadual, 98% dos órgãos responderam ao questionário. 

A análise das informações do e-Prevenção e dos formulários respondidos pelos servidores do Estado vão gerar mapas prévios de riscos que serão enviados em abril para os gestores dos órgãos e entidades para subsidiar a implantação de Programas de Integridade & Compliance, prevista pela Lei nº 17.715/2019.  “A partir desse trabalho, os órgãos serão convidados a aderir ao Programa de Integridade & Compliance com orientação da equipe da CGE. 

Link do formulário

Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/
(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980
Site: www.www.cge.sc.gov.br/