CGE – Controladoria-Geral do Estado Santa Catarina

CGE lança nova versão do portal SC Transferências

A Controladoria-Geral do Estado lança nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, a nova versão do portal www.sctransferencias.sc.gov.br, canal que consolida todas as informações e orientações sobre as transferências de recursos realizadas de forma voluntária pelo Estado de Santa Catarina. Com um visual mais moderno e uma arquitetura mais amigável, o novo portal facilita as consultas tanto de quem tem interesse em apresentar projetos e solicitar recursos ao Estado quanto da sociedade civil interessada em acompanhar a aplicação desses recursos. 

No ano passado, o Estado repassou voluntariamente mais de R$ 1,2 bilhão a terceiros para apoiar ações de interesse público. “Dar visibilidade a esses repasses é fundamental para que possamos aperfeiçoar esse modelo de parceria do Estado com municípios, entidades e demais beneficiários. O objetivo é garantir a execução de projetos de interesse da sociedade catarinense”, afirma o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva. 

Coordenado pela Gerência de Auditoria de Recursos Antecipados da Auditoria-Geral do Estado (GERAN/AGE/CGE), a reestruturação do portal separou os conteúdos em três áreas. 

1. No topo da página, o menu principal traz tudo o que o proponente precisa saber sobre transferências voluntárias e sua execução por meio do sistema: Orientações e Legislação, Manuais e Vídeos e Glossário dos Termos.

2. Logo abaixo, um vídeo-tutorial explica à sociedade como fazer as consultas às transferências feitas pelo Governo do Estado. Ao lado, são destacados os últimos avisos sobre novidades e trâmites necessários aos usuários do sistema.

3. Na sequência, o portal traz quatro banners que levam ao sistema e ferramentas do Governo do Estado disponíveis aos interessados:

– Consultas às Transferências: ferramenta que permite saber quanto cada município, entidade ou pessoa física recebeu (parcelas repassadas e a repassar), nome do beneficiário, objeto executado e toda a prestação de contas, incluindo nome dos fornecedores, valores pagos a eles, notas fiscais e fotos dos objetos executados. Tem como objetivo propiciar o controle social e auxiliar gestores e órgãos de controle.

DART: ferramenta de consulta pública que verifica as regularidades exigidas pela legislação e emite o Demonstrativo de Atendimento aos Requisitos para Transferências. É utilizada pelo interessado para saber sua situação perante o Estado.

SIGEF WEB: acesso ao sistema desenvolvido para solicitação de recursos públicos, prestação de contas, e demais ações de responsabilidade dos proponentes. Tem como objetivo permitir que todas as etapas sejam realizadas de forma informatizada, facilitando o trabalho dos envolvidos, ao mesmo tempo que disponibiliza ao proponente conhecer todas as informações referentes aos recursos recebidos, entre outras.

Programas e editais: acesso às ferramentas Programas Transferências e Editais de Chamamento Público, que oferecem aos interessados acesso a oportunidades de recebimento de recursos públicos estaduais em um só local. Acesso à ferramenta Dispensa/Inexigibilidade de Chamamento Público, que oportuniza o conhecimento de todos os programas de transferência executados sem chamamento público.

“Nossa expectativa com o novo Portal é dar o máximo de autonomia aos usuários e ao mesmo tempo garantir que todos os trâmites legais das transferências voluntárias sejam cumpridos para que tenhamos qualidade na execução dos projetos e transparência em todo o processo”, explica a auditora interna Larissa Heuko, responsável pela reestruturação da página. 

O novo layout do Portal foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Administração e as ferramentas atualizadas pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A. O vídeo-tutorial foi produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação. 

O que você vai encontrar no Portal SC Transferências? 

CIDADÃOS

  • consultas às oportunidades de repasses de recursos estaduais, por meio dos Programas Transferências e dos Editais de Chamamento Público;
  •   consultas relativas às transferências de recursos realizadas pelo Estado; e
  • Saiba Mais, com diversas informações para quem pretende conhecer o assunto. 

PROPONENTES

  •  sistema para realizar seu cadastro, enviar propostas, realizar a prestação de contas, consultar as informações das propostas enviadas e dos instrumentos celebrados, entre outras ações; e
  • canais para consultar manuais e vídeos de utilização do sistema, legislações e orientações sobre os instrumentos de transferência realizados pelo Estado.

Entenda

O que são transferências voluntárias?

Transferência Voluntária é o repasse de recursos a outro ente (município) ou entidades, a título de cooperação para a execução de um objeto de interesse público. O termo “voluntária” é porque a transferência do recurso não decorre de uma determinação constitucional ou legal, mas sim da necessidade de atendimento de demandas específicas dos beneficiários. A transferência voluntária pode depender do atendimento de algumas condições como o aporte de contrapartida (financeira e/ou bens e serviços) e a comprovação de que o proponente não possui débitos com o Estado.

Quem pode receber recursos públicos estaduais?

Há diferentes tipos de instrumentos disponibilizados para o repasse:

  • convênios, instrumentos celebrados com municípios
  • termo de fomento e termo de colaboração, instrumentos específicos para entidades sem fins lucrativos.

O requisito geral é que o beneficiário não tenha débito com o Estado e se enquadre nos requisitos exigidos pela legislação, conforme o instrumento a ser celebrado.

Informações adicionais:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@cge.sc.gov.br

Fone: (48) 99128-1980

Site: www.cge.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support