CGE

CGE reúne representantes das unidades de controle interno dos órgãos do Executivo

Órgão central do Sistema Administrativo de Controle Interno, a Controladoria-Geral do Estado promoveu na última semana uma reunião virtual com os coordenadores e responsáveis pelo controle interno nas unidades do governo. O encontro foi coordenado pela Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos (Geaci/Auditoria-Geral) e teve o objetivo de repassar orientações e informações referentes aos gastos públicos. Participaram 44 servidores de diferentes unidades.

De acordo com Alessandra Barcellos Barros, gerente da Geaci, durante o encontro foi discutida a atuação dos responsáveis pelo controle interno face aos eventos Ciclone Bomba e COVID-19. Também foram abordados temas como mudanças na direção da CGE, competências e atividades dos coordenadores e envio de consultas ao órgão central de controle interno. A reunião também foi um momento para troca de informações e respostas a alguns questionamentos dos participantes.

Webaula – Após o encontro com as unidades de controle interno, a equipe de Business Intelligence – BI apresentou o Sistema de Inteligência (BI-CGE) para as Secretaria de Estado da Educação e a Defesa Civil, órgãos “piloto” na implantação dos painéis do Ciclone Bomba. Estes painéis foram desenvolvidos à semelhança dos da COVID-19, em uso nos trabalhos da CGE. O objetivo é monitorar os gastos com a calamidade e ajudar os serviços de controle interno a localizar possíveis inconsistências nos dados e situações que não estejam de acordo com as normatizações do gasto, com a máxima antecipação.

A Educação e a Defesa Civil foram escolhidas pela Geaci para o projeto piloto por terem mais despesas associadas ao evento. “Na webaula, os servidores têm a possibilidade de aprender, utilizando na prática a ferramenta, o que torna o aprendizado mais direto e produtivo”, explica Ivana Corrêa de Oliveira, coordenadora da equipe BI-CGE. Foi entregue às duas unidades um manual, formulação conjunta das equipes BI-CGE e Geaci, contendo explanações sobre o conteúdo dos painéis Ciclone Bomba e melhores práticas de uso do Sistema de Inteligência da CGE.

Informações adicionais:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980