CGE

CGE/SC coleta informações sobre ambiente de controle e sugestões para o Plano Anual de Auditoria

Com a criação da CGE/SC, a diretriz de atuação que o órgão central de controle interno do Estado quer priorizar na Auditoria-Geral do Estado são os trabalhos que tenham como foco principal a melhoria da gestão pública, tornando-a, pela agregação de valor, cada vez mais eficiente, eficaz e efetiva. Para aprimorar seu planejamento, a CGE/SC está coletando informações sobre o ambiente de controle da administração pública e sugestões de áreas para atuação.

Por esse motivo estão sendo realizadas reuniões presenciais com os secretários de alguns órgãos que estão na matriz de riscos elaborada para servir de ferramenta para a construção do Plano Anual de Auditoria (PAA) da CGE/SC. A Controladoria-Geral já recebeu a visita dos Secretários das Secretarias de Estado da Educação (SED), Natalino Uggioni; e de Estado do Desenvolvimento Social (SDS), Maria Elisa da Silveira de Caro; do presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Rubens Feijó; e da Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Tayse Schristine Marian Borges Krause, representando o Secretário Carlos Hassler. A opinião dos gestores é de fundamental importância para que a Controladoria-Geral possa auxiliá-los construindo um PAA mais efetivo e alinhado às necessidades que vivenciam em suas unidades.

O relacionamento com os gestores das unidades auditadas é fundamental para a promoção do aperfeiçoamento dos trabalhos e análise dos processos, possibilitando a geração de melhores resultados para a sociedade. O alinhamento às normas internacionais de auditoria fomenta a mudança de enfoque do cunho meramente fiscalizatório e punitivo, para trabalhos de consultoria e avaliação, que trazem resultados efetivos e fortalecem a gestão.

NA FOTO: Reunião realizada com a Secretária da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa Silveira De Caro