CGE

CGE vai capacitar servidores em Integridade e Compliance 

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) vai promover um programa de formação em Integridade e Compliance para servidores do Executivo estadual. A iniciativa é uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A formação terá início em 5 junho de 2023 e se estenderá até março de 2024, em Florianópolis.

As aulas serão presenciais, em formato de seminários, com professores de renome internacional. A formação é exclusiva para servidores públicos do Executivo estadual que atuam como pontos focais do Programa de Integridade e Compliance (PIC) nos órgãos e entidades; que trabalham nas áreas de Integridade, Auditoria, Ouvidoria, Corregedoria e Controle Interno e que atuam na CGE. As inscrições estão abertas até 4 de junho.

“É uma oportunidade para os servidores se aprofundarem em uma área essencial para a melhoria da gestão pública. É também uma oportunidade para o Governo do Estado potencializar seus esforços na promoção de uma cultura de integridade, capaz de aperfeiçoar os serviços prestados, gerando benefícios para toda a população”, afirma o Controlador-Geral, Márcio Cassol. 

A CGE é responsável pela gestão do Programa de Integridade e Compliance do Governo do Estado. Seu objetivo é reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção. “Atualmente, 44 órgãos do governo do Estado contam com planos de ação elaborados para mitigar riscos de integridade. Com a formação, esperamos qualificar esse trabalho”, explica Marisa Zikan, diretora de Integridade e Compliance da CGE. 

Cada encontro da formação terá certificação individual de 16 horas. Caso o servidor participe de todos os seminários, receberá um certificado global de “curso de aperfeiçoamento” com o total de horas. Aulas em inglês terão sistema de tradução simultânea. 

O curso contará com professores doutores no assunto e experiência superior a 10 anos de atuação em autoridades públicas, órgãos judiciais, gabinetes governamentais e advocacia. Já estão programados seis encontros com a confirmação dos professores Stacy Scott, da Universidade de Boston, e James R. May, Erin Daly, Alicia Kelly e Eileen Grena Piretti, da Widener Law School (EUA).

 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/