CGE vai contar com bolsistas da Udesc e Fapesc
A Controladoria-Geral do Estado recebe nesta segunda-feira, 1º de março, cinco estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e dois pesquisadores da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação). Eles irão atuar no desenvolvimento de projetos para aperfeiçoar processos de auditoria, corregedoria, ouvidoria e transparência.
“Nossa expectativa é de que o intercâmbio com a academia e a área de pesquisa fomente na CGE a cultura de inovação e de modernização de processos com o objetivo de aperfeiçoar nosso trabalho em benefício da sociedade”, afirma Cristiano Socas da Silva, Controlador-Geral do Estado.
Os estudantes e pesquisadores foram selecionados por meio de dois processos: Programa de Residência em Gestão Pública da Udesc para estudantes de graduação em Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com duração de um ano; e Programa Interinstitucional de Fomento a Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para pesquisadores nas áreas de Auditoria e de Controle Social, Transparência e Dados Abertos, com duração de dois anos.
Nesta semana, eles participam de eventos on-line de ambientação promovidos em parceria com a Udesc Esag e as secretarias de Administração (SEA) e Infraestrutura e Mobilidade (SIE), incluindo apresentações sobre o modelo de gestão do Governo do Estado e uma oficina sobre o SGP-e, sistema de processos digitais. Na quarta-feira e quinta-feira, os bolsistas serão apresentados à estrutura da CGE e das áreas onde vão atuar.
Programa Fapesc de Pesquisa e Inovação
- 2 pesquisadores das áreas de Ciências Contábeis e Administração
Projeto
- Inovação no gerenciamento de projetos para a auditoria contínua da folha de pagamento – O pesquisador deverá aplicar análise de dados, conceitos estatísticos, clusterização, trilhas de cruzamento de dados e rotinas automatizadas para definição, detecção e resolução de anomalias na folha de pagamento.
- Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Participação Social, Controle Social, Transparência e Dados Abertos – o pesquisador deverá implantar práticas de pesquisa e inovação no gerenciamento de projetos de aperfeiçoamento dos instrumentos de participação social, controle social, transparência e dados abertos.
Programa de Residência em Gestão Pública
- 5 estudantes de Administração Pública da Udesc Esag
Projetos
- Dimensionamento das Unidades de Controle Interno – Construção de métrica para estabelecer quantitativo e qualitativo de agentes públicos para atuarem nas unidades setoriais e seccionais de controle interno, ouvidoria e correição, levando em conta a dimensão, a complexidade, o perfil e as demandas dos órgãos e entidades.
- Avaliação dos Controles Internos – Modelar uma estrutura de avaliação de controles internos, no nível de atividades, em áreas temáticas, visando a efetividade, a segurança e a adequação aos riscos dos controles.
- Plano de Competências – elaboração do Plano de Competências da CGE, detalhando os conhecimentos, habilidades e atitudes, identificando as lacunas de competências necessárias à consecução da estratégia organizacional e orientando no planejamento, na captação, no desenvolvimento profissional e na elaboração no plano de capacitação anual.
- Mapeamento de processos da Ouvidoria e Acesso à Informação – Mapear os processos de Ouvidoria e Acesso à Informação de forma a atender a legislação, bem como, oportunizar a melhoria no atendimento ao cidadão, no que pertine à transparência passiva.
- Melhoria no processo de comunicação na auditoria de monitoramento da folha de pagamento – Mapeamento de processos e prospecção de ferramentas tecnológicas que viabilizem a comunicação efetiva entre a Auditoria e os setoriais/seccionais de gestão de pessoas, estabelecendo rotinas e propostas de normatização.