CGE

Confira os 8 projetos que fazem parte do 1º Plano SC Governo Aberto OGP Local

Oito projetos fazem parte do 1º Plano de Ação SC Governo Aberto OGP Local. Eles estão divididos em quatro áreas temáticas: Transparência Ativa, Compras Públicas, Participação do Usuário e Avaliação dos Serviços Públicos e Articulação de Governo Aberto e Controle Social nos Municípios.

O programa SC Governo Aberto é resultado de uma parceria do Estado de Santa Catarina com a Open Government Partnership (OGP), organização internacional que promove governos mais transparentes, responsáveis, eficientes e inclusivos. Os compromissos e ações dos projetos foram discutidos com representantes da sociedade civil em mesas temáticas. Saiba mais em ESTADO CONCLUI PROCESSO DE COCRIAÇÃO DO 1º PLANO SC GOVERNO ABERTO

Veja detalhes dos projetos do 1º Plano SC Governo Aberto

Área: Transparência Ativa

1. Reestruturação e Aperfeiçoamento Continuado e Participativo do Portal da Transparência do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina

http://www.transparencia.sc.gov.br/

Objetivo: promover o incremento da transparência por meio da interação com a sociedade, mediante a concepção e execução de um plano de melhoria contínua do Portal da Transparência, ampliando e melhorando a qualidade da informação e a sua acessibilidade.

Órgão: Controladoria-Geral do Estado

————————————————-

2. Evolução da ferramenta de consulta às Transferências Voluntárias do Estado, disponível no Portal SCtransferências

www.sctransferencias.sc.gov.br

Objetivo: tornar a informação mais clara e acessível aos diversos públicos da ferramenta. Com isso, pretende-se que mais pessoas passem a utilizá-la, ampliando o controle social e a fiscalização dos recursos públicos.

Órgão: Controladoria-Geral do Estado

————————————————-

3. Reestruturação do Portal de Transparência do Badesc

http://transparencia.badesc.gov.br/

Objetivo: elevar o patamar do Portal de Transparência do Badesc, não só para atendimento dos requisitos legais, mais para ele efetivamente ser um canal de comunicação transparente, claro, eficaz e interativo com a sociedade, para que efetivamente cumpra as premissas de Governo Aberto.

Órgão: Banco de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina

————————————————-

4. Reformulação do portal do Departamento de Trânsito de Santa Catarina – DETRAN/SC

https://www.detran.sc.gov.br/

Objetivo: tornar o portal do Detran/SC mais simples e intuitivo com o objetivo de garantir melhor experiência ao usuário, facilitando a prestação de serviços online.

Órgão: Departamento de Trânsito de Santa Catarina

Área: Compras Públicas

5. Adequação do processo de compras públicas do Governo do Estado de Santa Catarina aos critérios de accountability e contratação aberta

Objetivo: o projeto visa adequar o processo de compras públicas e disponibilização de dados com base na implantação de um protocolo baseado na legislação e em guias e estudos sobre transparência, bem como apontamentos de stakeholders.

Órgão: Secretaria de Estado da Administração

————————————————-

Área: Participação do Usuário e Avaliação dos Serviços Públicos

6. Implantação dos conselhos de usuários dos serviços digitais do Governo do Estado de Santa Catarina

Objetivo: promover a participação ativa dos usuários/cidadãos na construção, implementação e aperfeiçoamento dos serviços digitais oferecidos pelo Governo do Estado.

Órgão: Secretaria de Estado da Administração

————————————————-

7. Novo Sistema Integrado de Ouvidoria e Acesso à informação (e-SIC) do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina

Objetivo: analisar e elaborar o fluxo de procedimentos no atendimento das demandas de Ouvidoria e Acesso à Informação, a partir do levantamento dos requisitos necessários ao atendimento efetivo à sociedade. O novo Sistema irá colaborar para o aperfeiçoamento dos serviços públicos e da gestão da Administração Pública.

Órgão: Controladoria-Geral do Estado

Área: Articulação de Governo Aberto e Controle Social nos Municípios

————————————————-

8. Articulação de Governo Aberto e Controle Social nos Municípios

Promover princípios e práticas de governo aberto em municípios catarinenses, articulando iniciativas de governos e sociedade civil nos âmbitos local e estadual.

Órgão: UDESC e Observatório Social de Santa Catarina.

————————————————-

Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.cge.sc.gov.br/governo-aberto/

Informações adicionais para imprensa:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980Site: www.www.cge.sc.gov.br/