CGE

CONTROLADORIA EM FOCO

No dia 12 de junho, sexta-feira passada, a Controladoria-Geral do Estado (CGE), um órgão autônomo vinculado diretamente ao Gabinete do Executivo, instituição permanente e essencial ao Controle Interno do Poder Executivo Estadual, completou um ano de existência. Sua estrutura consiste nas atividades de auditoria, correição, ouvidoria, transparência, prevenção e combate à corrupção, assessoramento da gestão e proteção do patrimônio público, no âmbito da administração pública direta e indireta.

É gratificante reconhecer que os resultados apresentados pela CGE são fruto de um trabalho iniciado na equipe de transição do atual Governo e que nossas atividades, organizadas nas suas diversas áreas de atuação, prezam pela boa aplicação dos recursos públicos. Este desempenho é decorrente de um trabalho coletivo entre todos os servidores que hoje compõem a CGE, os comissionados, terceirizados e os Auditores Internos do Poder Executivo da extinta Diretoria de Auditoria Geral (DIAG) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), que estão à disposição da Controladoria-Geral.

No início das atividades da CGE, quando a equipe ainda estava para ser estruturada, buscou-se fortalecer as metodologias de trabalho, o planejamento, a execução, com procedimentos e técnicas sistematizadas. Sempre prezando pelo aprimoramento do Sistema de Controle Interno e da gestão pública, em consonância com as diretrizes institucionais.

A modernização e agilidade de processos foram aspectos perseguidos por todas as Diretorias e Coordenadorias da CGE, a fim de otimizar a execução dos nossos serviços, em atenção ao interesse público. Esse incremento nos processos é perceptível quando da análise da execução das atividades finalísticas, que a CGE mantém vinculadas diretamente às suas competências institucionais: Auditoria Interna, Ouvidoria e Transparência e Correição.

Com o intuito de melhorar a gestão administrativa da CGE, estamos desenvolvendo ferramentas tecnológicas para atender às necessidades gerenciais no que diz respeito à sua estrutura operacional. Importante mencionar a parceria firmada com o Ministério Público do Estado de Santa Catarina e a Controladoria-Geral da União, visando ao fortalecimento do Sistema de Controle e do combate à corrupção.

A CGE, no cumprimento da sua missão, visa “contribuir para a melhoria da gestão pública por meio do controle e da avaliação dos gastos e das políticas públicas, promover a correição, o combate à corrupção e fomentar a transparência e o controle social”. Assim, sempre alicerçada sobre os princípios da administração pública e respaldada no suporte técnico de seus servidores, a instituição atua para qualificar a aplicação dos recursos de todas as unidades administrativas que compõem a estrutura do Poder Executivo Estadual.

Enfim, estão de parabéns todos os seus 84 servidores, efetivos, comissionados e terceirizados, eis que fazem do seu dia a dia parte de uma grande construção. Com comprometimento e profissionalismo, buscam desempenhar o seu melhor nesta missão desafiadora, lidando com a defesa do patrimônio público e um orçamento anual da ordem de R$ 30 bilhões.

A certeza que se tem é que o caminho é este. Significativo é o progresso com a concretude de trabalhos e o alinhamento das macrofunções Auditoria, Corregedoria e Ouvidoria e Transparência. E os desafios são grandes, sendo um deles a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto de lei que trata das competências da CGE e do plano de carreira dos Auditores.

Neste momento de celebração dos avanços e da união que se faz necessária para as ações e trabalhos que estão por vir, todos estão convidados para o Ciclo de Palestras que será realizado terça-feira dia 16, por videoconferência.

Parabéns às equipes dos Gabinetes e, em especial a:

César e equipe do Gabinete da Auditoria-Geral;

Cícero e equipe do Gabinete da Corregedoria-Geral;

Guilherme e equipe do Gabinete da Ouvidoria-Geral;

Aginolfo e equipe da Gerência de Auditoria de Pessoal;

Alessandra e equipe da Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos;

Alexandre e equipe da Gerência de Responsabilização de Agentes Públicos;

Américo e equipe da Gerência de Gestão de Ouvidoria;

Andressa e equipe da Consultoria Jurídica;

Carmen, da Coordenadoria de Controle Interno e Ouvidoria;

Carolina, da Gerência de Promoção do Controle Social;

Clóvis e equipe da Gerência de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção;

Daniela e equipe da Gerência de Auditoria de Recursos Antecipados;

Eduardo e equipe da Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos;

Fabiana e equipe da Gerência de Gestão Correicional;

Flávio, da Assessoria de Comunicação;

Frederico e equipe da Coordenadoria de Gestão Estratégica;

Marco e equipe da Coordenadoria de Informações Estratégicas;

Maria Eliane e equipe da Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo;

Maurício e equipe da Gerência de Transparência e Dados Abertos;

Yalle, da Gerência de Acesso à Informação.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O TRABALHO DA CGE:

< https://youtu.be/qZN4msoGOmQ >

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO “CONTROLADORIA EM FOCO”:

CONTROLADORIA EM FOCOUM ANO DE REFORMA ADMINISTRATIVA

16 DE JUNHO – 13H45 ÀS 18H30.

13:45 – ABERTURA – AMANDIO JOÃO DA SILVA JUNIOR

Chefe da Casa Civil, natural de Ituporanga e radicado em Rio do Sul. É empreendedor e em 2019 foi secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

14:00 – PALESTRA 1 – ANTÔNIO CARLOS BEZERRA LEONEL

Tema: Reavaliação dos controles na Administração Pública: controle por objetivos.

Secretário Federal de Controle da CGU desde outubro de 2016. Auditor governamental há 17 anos. Já chefiou equipes de auditoria nas áreas de trabalho, finanças e fazendária. Exassessor de Ministro da Fazenda.

14:40 – PALESTRA 2 – BERNARDO BARBOSA

Tema – Integridade e Combate à Corrupção: uma visão proativa de atuação do Controle Interno em tempos de COVID19.

Delegado de Polícia Federal, Ex-Controlador-Geral do Estado do RJ (jan/19 a jan/20), Professor da Escola Nacional de Delegados de Polícia Federal, Especialista em Criminologia pelo Instinto Superior do MPRJ e em Direito Tributário pela FGV Rio.

15:20 – PALESTRA 3 – LAILA BELLIX

Tema: Governo aberto.

Trabalha com iniciativas de governo aberto em âmbito local há 06 anos. Coordenou projetos da iniciativa municipal de governo aberto na Controladoria Geral do Município (CGM). Integra a rede de Fellows em Governo Aberto da Organização dos Estados Americanos (OEA). É fundadora e gestora do Instituto de Governo Aberto, consultora técnica e facilitadora de conversas.

16:00 – PALESTRA 4 – WALDEMIR PAULINO PASCHOIOTTO

Tema: Vulnerabilidades dos Órgãos de Controle no Combate à Corrupção.

Auditor Federal de controle externo há 12 anos, ocupando a função de Secretário do Tribunal de Contas da União em Santa Catarina desde 2017. Formado em Ciências Contábeis e Direito, especialista em Auditoria e mestrando em Administração.

16:40 – PALESTRA 5 – GUILHERME FRANCE

Tema: Ranking da Transparência.

Advogado, formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Bacharel em Relações Internacionais, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É também Mestre em Direito Internacional pela UERJ e Mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. coordenador de pesquisa do CCA da Transparência Internacional – Brasil.

17:20 – PALESTRA 6 – FERNANDO DA SILVA COMIN

Tema: Atuação do Ministério Público na pandemia do novo Coronavírus: dois caminhos do controle.

Procurador Chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Especialista em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Lecionou na Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina e na Escola do Ministério Público de Santa Catarina. Foi professor da Universidade do Oeste Catarinense. Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2000).

18:00 – PALESTRA 7 – ORLANDO VIEIRA DE CASTRO JÚNIOR

Tema: Atuação dos órgãos de controle durante a pandemia.

Auditor Federal de Finanças e Controle na Controladoria-Geral da União (CGU). Formado em Ciências Contábeis com especialização em Auditoria, Gestão Pública e Gestão da Qualidade, mestre em Controladoria pela UFC e Gestão da Informação pela UDESC, doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente ocupa a função de superintendente da CGURegional/SC.

18:40 – ENCERRAMENTO

5 COMENTÁRIOS

comments user
Alfie_C

I like this web blog very much, Its a real nice place to read and receive info.Blog money

comments user
link building

Hey! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard on. Any recommendations?!

comments user
warm blankets

Howdy! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying to get my site
to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
If you know of any please share. Thanks! I saw similar article here:
Eco product

comments user
tarjeta de cumplea帽os para mejor amiga

An excellent system makes use of signals which are timed collectively so that the circulate of site visitors remains as constant as doable.

comments user
sugar defender official website

sugar defender official website As a person that’s constantly bewared about
my blood sugar, locating Sugar Defender has been a relief.
I feel so much extra in control, and my recent examinations have actually revealed favorable renovations.
Knowing I have a trusted supplement to sustain my regular gives
me peace of mind. I’m so grateful for Sugar Protector’s influence on my health and
wellness!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *