CONTROLADORIA EM FOCO: palestras abordam atuação dos controles internos

O Ciclo de Palestras “Controladoria em Foco”, promovido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) e realizado por videoconferência na terça-feira (16/06), abordou questões relevantes relacionadas à atuação dos controles internos e da Administração Pública em geral, particularmente em relação à pandemia da COVID-19, que exige das instituições governamentais maior capacidade de resposta. Chegou-se a ter a participação de 162 pessoas, o que demonstra a pertinência dos temas.
Na abertura do evento, realizado em celebração ao primeiro aniversário da CGE, o Secretário da Casa Civil, Amandio João da Silva Júnior, enfatizou a convicção do Governo do Estado no acerto da reforma administrativa promovida há um ano e elogiou o bem-sucedido trabalho de construção da CGE.
Os palestrantes e seus respectivos temas:
ANTÔNIO CARLOS BEZERRA LEONEL, Secretário Federal de Controle da CGU.
Tema: “Reavaliação dos Controles na Administração Pública: controle por objetivos”.
É preciso, diz Leonel, que a Administração Pública brasileira faça uso intensivo da tecnologia, multiplicando e aprimorando as ferramentas de gestão; que os controles deixem de ser massivamente prescritos por leis e normas e passem a permitir ao gestor, por meio de ferramentas de análise, um maior apetite aos riscos. Em uma frase: “Melhores controles, e não mais controles”.
BERNARDO BARBOSA, Delegado da Polícia Federal e ex-Controlador-Geral do Estado do Rio de Janeiro.
Tema: “Integridade e combate à corrupção: uma visão proativa de atuação do Controle Interno em tempos de COVID-19”.
A melhor estratégia é a prevenção. Promoção da integridade; atuação coordenada dos controles com a Polícia Judiciária, Ministério Público e outros órgãos; maior autonomia dos controles internos; uso intensivo de tecnologia e Inteligência Artificial; e capacitação multidisciplinar de servidores, entre outras iniciativas.
LAILA BELLIX, fundadora e gestora do Instituto de Governo Aberto
Tema: Governo aberto.
Governo aberto implica em mudanças culturais, com foco no aprimoramento das políticas públicas por meio da integração das ações de transparência, accountability e uso intensivo de novas tecnologias.
WALDEMIR PAULINO PASCHOIOTTO, Auditor Federal de Controle Externo e Secretário do TCU em Santa Catarina
Tema: “Vulnerabilidades dos órgãos de Controle no combate à corrupção”.
É importante que a sociedade tenha uma boa percepção do órgão de controle, mas para tanto é preciso que haja accountability, que bons produtos sejam entregues à população. Uma vez reconhecendo o bom trabalho do órgão, a própria sociedade ajudará a fortalecer e proteger as competências do controle.
GUILHERME FRANCE, advogado e coordenador de pesquisa da Transparência – Brasil.
Tema: “Ranking da Transparência”.
“É importante verificar que aquelas unidades federadas que dispõem de um órgão de controle interno central estão se saindo melhor no combate à pandemia do que aquelas que não os têm.”
FERNANDO DA SILVA COMIN, Procurador Chefe do Ministério Público de Santa Catarina
Tema: Atuação do Ministério Público na pandemia do novo Coronavírus: dois caminhos do controle.
O enfrentamento da pandemia está permitindo a consolidação dos esforços de combate à corrupção e de aprimoramento das instituições, em particular a estruturação da rede de controle na Administração Pública.
ORLANDO VIEIRA DE CASTRO JÚNIOR, Auditor Federal de Finanças e Controle na CGU
Tema: “Atuação dos órgãos de controle durante a pandemia”.
Os desafios são inúmeros, mas também se abrem oportunidades para o aprimoramento dos controles, como o maior uso de tecnologia da informação, incorporação de ferramentas de análise, teletrabalho, digitalização de processos e estreitamento da atuação conjunta dos controles com outros órgãos parceiros.
Antônio Carlos Bezerra Leonel Laila Bellix Fernando da Silva Comin Guilherme France Bernardo Barbosa Orlando Vieira de Castro Júnior Waldemir Paulino Paschoiotto