CGE

Dia do Ouvidor: CGE reúne rede de ouvidores

A Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema Administrativo de Controle Interno e Ouvidoria do Governo do Estado, promoveu nesta tarde, 16 de março, um encontro virtual com os ouvidores setoriais e seccionais do Poder Executivo estadual. O objetivo foi comemorar o Dia do Ouvidor, apresentar os resultados da Ouvidoria-Geral em 2020, informar o início do processo de aquisição de um novo sistema informatizado de Ouvidoria e lançar a Capacitação em Ouvidoria e Acesso à Informação.

A reunião contou com 56 participantes. Na abertura do encontro, o Controlador-Geral do Estado, Cristiano Socas da Silva, destacou o papel da Ouvidoria como um instrumento de controle. “Nossa experiência mostra que a integração entre as áreas de Ouvidoria, Auditoria e Corregedoria reflete em mais efetividade para a administração pública. Para Socas, o cidadão é o detentor dos pontos fortes e fracos da gestão pública. “Se ele é a chave, precisamos construir uma relação de confiança com muita empatia e senso de justiça”.

A Ouvidora-Geral do Estado, Luciana Bernieri Pereira, anunciou que a CGE deu início às prospecções para a implantação de um novo sistema informatizado de Ouvidoria. Ela destacou como uma das principais premissas da ferramenta que ofereça informações gerenciais das manifestações com o objetivo de que elas apoiem decisões estratégicas da gestão. Outras prioridades da Ouvidoria para 2021 são a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a otimização dos fluxos de trabalho.

Os Gerentes de Acesso à Informação, Yalle Hugo de Souza, e de Gestão em Ouvidoria, Américo José Michelli, apresentaram os resultados dos relatórios de atividades de 2020. A Ouvidoria recebeu 25,7 mil manifestações, gerando cerca de 146 mil encaminhamentos entre setores. Na área de Acesso à Informação foram 1.928 pedidos de informação pública previstos na Lei nº 12.527/2011, conhecida como LAI. Os relatórios estão disponíveis no Portal da Transparência neste link.

A Assessora da Ouvidoria-Geral do Estado, Gisele Varela, apresentou a Capacitação em Ouvidoria e Acesso à Informação, curso em EAD que será promovido pela CGE em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA). Ela é direcionada para os ouvidores setoriais, seccionais e unidades administrativas da rede do Governo do Estado de SC. As inscrições abriram hoje e terminam no dia 26 de março. Veja mais informações na matéria

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Site: www.www.cge.sc.gov.br/