ESTRUTURA DA

CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO

ORGANOGRAMA

CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO

Controlador-Geral
Cícero T. Barbosa
(48) 3664-5605
E-mail: cgesc@cge.sc.gov.br

À Coordenadoria de Informações Estratégicas compete: prestar assessoria ao Controlador-Geral e às unidades finalísticas da Controladoria-Geral do Estado por meio de coleta, busca e tratamento de informações de natureza estratégica para sua atuação, com emprego intensivo de recursos de tecnologia da informação e de atividades de investigação e inteligência; executar atividades de investigação e inteligência, inclusive com emprego de técnicas operacionais, inspeções e análises, com vistas à coleta e busca de dados que permitam produzir informações estratégicas para subsidiar as atividades da Controladoria-Geral do Estado; identificar, avaliar e propor soluções de tecnologia para as atividades de pesquisa e investigação na área de produção de informação estratégica; apurar, em articulação com a com a Auditoria-Geral e Corregedoria-Geral, atos ou fatos ilegais ou irregulares praticados por agentes públicos ou privados;

Coordenador
Edson Rosa Gomes da Silva
(48) 3664-5686

E-mail: cies@cge.sc.gov.br

A Consultoria Jurídica é órgão setorial do Sistema de Serviços Jurídicos, com atribuições definidas no art. 6º, do Decreto nº 724, de 2007. São elas:
compete: programar, organizar, orientar, coordenar, executar e controlar as atividades relacionadas com os serviços jurídicos, no âmbito do órgão; consultar o núcleo técnico, com vistas ao cumprimento das orientações, pareceres e atos normativos expedidos pelo órgão central; prestar consultoria e assessoramento jurídico ao Secretário de Estado ao qual esteja administrativamente vinculado; prestar assessoria jurídica aos Diretores e Gerentes do órgão ao qual está vinculado, inclusive para fins de mandado de segurança, sob a orientação da Procuradoria Geral do Estado; analisar e lavrar os instrumentos relativos a contratos, convênios e acordos; examinar a legalidade dos atos administrativos; opinar pela remessa de processo ao órgão central, em função de sua complexidade, a critério do Secretário de Estado, desde que instruído com parecer analítico, fundamentado e conclusivo; e manter atualizada a coletânea de leis, decretos, jurisprudência e outros documentos de natureza jurídica de interesse do órgão a que esteja administrativamente subordinado.

Consultora
 Caroline Tonial

(48) 3664-5643

E-mail: cojur@cge.sc.gov.br

Cléia Schmitz
(48) 3664- 5645    (48) 991281980

E-mail: ascom@cge.sc.gov.br

A Coordenadoria de controle interno e Ouvidoria tem como objetivo atuar de forma tempestiva em atividades de assessoramento ao gestor, com vistas a aprimorar as práticas dos atos e fatos administrativos. Consiste em programar, coordenar, executar, supervisionar e orientar no que tange à execução dos trabalhos em conformidade com as normas, rotinas e procedimentos, zelando pelo cumprimento dos prazos fixados pelo órgão Central de Controle Interno, bem como pelo órgão de Controle Externo.
Também compete a essa Coordenadoria o serviço de Ouvidoria, que tem por finalidade receber, encaminhar, acompanhar e responder ao cidadão suas solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias, além de pedidos de informações a respeito do serviço público.

Coordenadora

Juliana Wüst Panceri

(48) 3664-5651

E-mail: ciouv@cge.sc.gov.br

Controladora-Geral Adjunta
Simone de Souza Becker
(48) 3664-5684
E-mail: cgesc@cge.sc.gov.br

A coordenadoria tem como principais atividades o desenvolvimento, implantação e acompanhamento de projetos e ações estratégicas da CGE.  Entre os principais objetivos estão formular e implementar estratégias e mecanismos de integração, desenvolvimento e fortalecimento institucional. 

Entre as competências da coordenadoria estão elencadas as seguintes: desenvolver e elaborar o planejamento estratégico da CGE/SC, bem como realizar o acompanhamento e avaliação do desempenho institucional da Controladoria-Geral do Estado; coordenar as atividades referentes à Controladoria-Geral do Estado para elaboração da proposta do Plano Anual de Auditoria; coordenar, desenvolver e executar as atividades relacionadas à implementação do IA-CM (Modelo de Avaliação da Capacidade de Auditoria Interna), bem como avaliar o nível de aderência das gerências da Auditoria-Geral do Estado em relação às boas práticas e normas internacionais. 

Coordenador
Frederico Augusto Silva da Luz
(48) 3664-5679

E-mail: coges@cge.sc.gov.br

A Auditoria-Geral do Estado, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC), é responsável pelo planejamento e implementação das atividades de fortalecimento do controle interno, auditoria, prevenção e orientação aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. Possui cinco gerências: Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos, Gerência de Auditoria de Recursos Antecipados, Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo, Gerência de Auditoria de Pessoal e Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos. Também presta atividades de orientação e assessoramento com a elaboração de propostas de atos normativos e emissão de informações.

Auditor-Geral
César Fernando Cavalli
(48) 3664-5602

E-mail: age@cge.sc.gov.br

A Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos – GEALC tem como atribuição fiscalizar e orientar os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta quanto aos processos licitatórios e sua dispensa ou inexigibilidade, além da execução dos respectivos contratos.
Entre as atividades realizadas pela GEALC estão o monitoramento de editais de obras e serviços de engenharia e sua execução. Estes trabalhos têm por objetivo otimizar a contratação de obras e serviços de engenharia, verificar o cumprimento da legislação e atuar preventivamente junto aos responsáveis a fim de evitar atrasos e danos sociais e ao erário.
A GEALC também realiza o trabalho de orientação aos gestores e aos servidores envolvidos na contratação, serviços e aquisições de bens.
O trabalho é pautado visando a correta aplicação dos recursos públicos, e tem por objetivo contribuir para a melhoria do desempenho da Administração Pública e da qualidade dos serviços entregues ao cidadão, bem como a obediência aos princípios da legalidade, moralidade, economicidade, impessoalidade, eficiência e publicidade, entre outros.

Gerente
Rafael Lima Palmares
(48) 3664-5662

E-mail: gealc@cge.sc.gov.br

Compete à GERAN desenvolver atividades relativas à orientação, ao controle e ao acompanhamento dos recursos financeiros repassados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, a título de adiantamento, subvenção, auxílio e contribuição por meio de convênios e instrumentos congêneres.

Gerente
Tatiana Bozza
(48) 3664-5603

E-mail: geran@cge.sc.gov.br

“A Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo tem dentre suas atribuições:avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias; fiscalizar a execução dos programas de governo e dos orçamentos do Estado; fiscalizar a observância dos limites e demais determinações contidas na Constituição da República, na Constituição do Estado, na Lei Complementar nº 101/2000 e demais legislações correlatas relacionadas com o equilíbrio das finanças públicas; e, ainda, coordenar o processo de elaboração do Parecer Conclusivo sobre a Prestação de Contas do Governador, promovendo a articulação com os órgãos do Poder Executivo e o Tribunal de Contas do Estado.”

Gerente
Maria Eliane Silva Furlan
(48) 3664-5691

E-mail: gecop@cge.sc.gov.br

A Gerência de Auditoria de Pessoal – GAPES é responsável pela análise da regularidade dos atos relativos à vida funcional e remuneratória dos servidores públicos detentores de cargos de provimento efetivo e comissionados, dos empregados públicos estaduais regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e dos profissionais Admitidos em Caráter Temporário (ACT) de todos os órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual.    

Assim, realiza a fiscalização das despesas de pessoal por meio do monitoramento da folha de pagamento de centenas de milhares de servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas. Também realiza auditorias específicas e presta orientações aos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

O contínuo desenvolvimento de ações de auditoria, fiscalização, assim como a proposição de novos métodos de trabalho, dentre outras medidas, tem por objetivo aprimorar a qualidade do gasto com as despesas de pessoal e, consequentemente, otimizar os recursos estaduais.”

Gerente
Aginolfo José Nau Júnior
(48) 3665-1698

E-mail: gapes@cge.sc.gov.br

A gerencia têm entre suas principais atribuições:

Coordenar, normatizar e supervisionar tecnicamente as atividades das unidades de controle interno dos órgãos e entidades do Poder Executivo de forma a respaldar e potencializar sua forma de atuação;

Fomentar mecanismos e ações para que os controles internos da gestão sejam baseados na gestão de riscos, de modo a identificar, evitar, responder e monitorar as ameaças que possam impactar a implementação da estratégia e a consecução dos objetivos da organização no cumprimento de sua missão institucional;

Realizar trabalhos de consultoria para a melhoria dos processos de governança, gerenciamento de riscos e controles dos órgãos e entidades do Poder Executivo;

Verificar o cumprimento do Decreto Estadual nº 1007/2016 e da Lei Nacional nº 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

Gerente
Christian Corte Real
(48) 3664-5634

E-mail: geaci@cge.sc.gov.br

A Diretoria de Ouvidoria-Geral e Transparência é a instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, e é responsável por garantir o direito de acesso à informação, bem como promover a transparência de forma proativa e espontânea numa linguagem clara e de fácil entendimento, inclusive para leitura por máquinas, assim criando condições e mecanismos para o exercício do controle social.

Cabe a esta diretoria exercer as competências de órgão central do Sistema de Ouvidoria do Poder Executivo por meio de planejamento, normatização, coordenação técnica, supervisão, harmonização e orientação das atividades de ouvidoria, transparência, promoção do controle social e acesso à informação no Poder Executivo Estadual.

Ouvidor-Geral
Marina Rebelo
(48) 3665-1589

E-mail: ouvidoria@cge.sc.gov.br 

A Ouvidoria possibilita a interlocução do usuário de serviços públicos com o Estado, mediando o acesso aos serviços e possibilitando que o usuário expresse seu ponto de vista, faça solicitações ou denuncie possíveis irregularidades.

Conforme estabelecido na Lei nº 13.460/2017, as Ouvidorias terão como atribuições precípuas, sem prejuízo de outras estabelecidas em regulamento específico: promover a participação do usuário na administração pública, em cooperação com outras entidades de defesa do usuário; acompanhar a prestação dos serviços, visando a garantir a sua efetividade; propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços; auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos nesta Lei; propor a adoção de medidas para a defesa dos direitos do usuário, em observância às determinações desta Lei; receber, analisar e encaminhar às autoridades competentes as manifestações, acompanhando o tratamento e a efetiva conclusão das manifestações de usuário perante órgão ou entidade a que se vincula; e promover a adoção de mediação e conciliação entre o usuário e o órgão ou a entidade pública, sem prejuízo de outros órgãos competentes.

Gerente
Américo José Michelli
(48) 3665-1688

E-mail: geouv@cge.sc.gov.br

Controle social é uma forma de compartilhamento de poder de decisão entre Estado e sociedade sobre as políticas, um instrumento e uma expressão da democracia e da cidadania. O foco desta gerência é fomentar a participação da sociedade na fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública Estadual. Assim, surge a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.
Cabe a esta gerência estabelecer parcerias com entes públicos e privados com vistas a desenvolver projetos voltados ao controle social; estimular o uso e a disseminação de informações de interesse público disponíveis no Portal da Transparência e na Plataforma de Dados Abertos; promover capacitação e treinamento para entes públicos e privados sobre o uso das ferramentas de controle social disponibilizadas pelo Estado; criar condições e mecanismos para o exercício do controle social sobre os serviços prestados pelo Estado e sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos seus orçamentos; e estimular e promover processos avaliativos a fim de analisar a percepção dos usuários acerca do desempenho de serviços e políticas públicas.

Gerente

Carolina Kichller da Silva

(48) 3665-2406

E-mail: gepro@cge.sc.gov.br

O direito de acesso à informação é reconhecido internacionalmente como um direito humano, vinculado diretamente à liberdade de expressão e, portanto, às democracias como forma de governo. A Lei de Acesso à Informação criou um novo instrumento de relacionamento entre a sociedade e o Estado. Cabe a esta gerência supervisionar e coordenar as atividades dos órgãos setoriais no cumprimento das normas relativas ao acesso à informação, buscando o atendimento eficiente e adequado aos objetivos da Lei de Acesso Informação, Lei Federal nº 12.527/2011 (LAI).

Gerente
Yalle Hugo de Souza
(48) 3665-1646

E-mail: geinf@cge.sc.gov.br

Transparência ativa e dados abertos são conceitos essenciais para a consolidação de um regime democrático e para a boa gestão pública. Por meio destes instrumentos os cidadãos podem acompanhar a implementação de políticas públicas e exercer o controle social.

Cabe à Gerência de Transparência e Dados Abertos promover, de forma articulada com os órgãos e entidades do Poder Executivo, a implementação de políticas públicas de transparência e dados abertos; gerenciar o Portal de Transparência e o Portal de Dados Abertos do Poder Executivo do Estado, com vistas a assegurar a transparência dos atos e gastos governamentais e promover o controle social; e subsidiar os órgãos de controle em processos de avaliação de transparência e dados abertos.

Gerente
Juliana Cruz
(48) 3665-2406

E-mail: gedad@cge.sc.gov.br

A Corregedoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CRG- SC) é uma unidade integrante da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema de Controle Interno e Ouvidoria, que detém a função de supervisionar e orientar a atividade correicional dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Tem como Missão agregar valor ao serviço público e aprimorar a gestão pública estadual, tendo entre seus principais compromissos a prevenção e o combate à corrupção e o fortalecimento da integridade. Pauta-se pela transparência, conduta ética, integridade e honestidade, prevalência do interesse público, governança e senso de responsabilidade do agente público (accountability), conformidade (compliance) e cooperação interinstitucional.

Corregedor-Geral
Luciana Bernieri Pereira
(48) 3664-5604

E-mail: corregedoria@cge.sc.gov.br

Cumpre, dentre outras atividades, analisar, avaliar e a dar transparência às atividades de correição e de combate à corrupção desempenhadas pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Controle Interno, com ênfase nos resultados.

Gerente
Fabiana Ribeiro Borges
(48) 3664-5673

E-mail: gecor@cge.sc.gov.br

Cumpre, dentre outras atividades, coordenar e supervisionar os procedimentos correicionais ou de apuração de responsabilidade de agentes públicos, visando à correção de falhas eventualmente identificadas e à orientação dos responsáveis pelas atividades de correição e combate à corrupção, quanto à prevenção de irregularidades

Gerente
Alexandre André Linkiewicz Vissotto
(48) 3664-5676

E-mail: gerap@cge.sc.gov.br

Cumpre dentre outras atividades, coordenar a apuração de responsabilidade de pessoas jurídicas em face de irregularidades praticadas no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual, por meio de Processos Administrativos de Responsabilização – PAR e Acordos de Leniência.

Gerente
Alexandre André Linkiewicz Vissotto

(48) 3664-5607

E-mail: gerep@cge.sc.gov.br

A Diretoria de Integridade e Compliance é responsável por fomentar a cultura da integridade e da gestão de riscos no Poder Executivo, e pela implementação de políticas e procedimentos de promoção da moralidade, da ética e da honestidade na administração pública. A Diretoria orienta e capacita os órgãos e entidades em relação aos Programas de Integridade e Compliance,
instrumento que busca reduzir riscos de práticas ilícitas, fortalecendo a prevenção e o combate à corrupção.
Também é realizado pela Diretoria um importante trabalho de suporte e colaboração referente
aos indicadores estratégicos de desempenho do Governo do Estado, em parceria com a Coordenadoria de Gestão por Resultados, da Secretaria de Estado da Administração.

Diretora
Marisa Zikan da Silva
(48) 3664-5699

E-mail: marisa.zikan@cge.sc.gov.br

A Gerência de Integridade e Compliance tem como  atribuição orientar e auxiliar os órgãos e entidades do Poder Executivo de Santa Catarina na implementação de seus Programas de Integridade e Compliance, instituídos pela Lei n. 17.715/2019. Os ciclos do Programa são desenvolvidos com fundamento em práticas recomendadas por órgãos como a CGU, o TCU e a OCDE.

Gerente

Carlos Renato Laus Petiz

(48) 3664-5683

QUEM É QUEM DA

CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO

CÍCERO ALESSANDRO T. BARBOSA
Controlador-Geral do Estado

Auditor do Estado de Santa Catarina desde 2005, Cícero Barbosa é graduado em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e pós-graduado em Direito Processual e Material Civil no Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Entre 2019-2022, atuou como Corregedor-Geral do Estado.

SIMONE DE SOUZA BECKER
Controladora-Geral  Adjunta do Estado

Simone de Souza Becker é auditora do Estado desde 2009. Na CGE, já atuou como Ouvidora-Geral do Estado, Auditora-Geral do Estado e Controladora-Geral do Estado. Antes disso, atuou na Secretaria de Estado da Fazenda nas áreas de Contabilidade e Dívida Pública. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduada em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

EDSON ROSA GOMES DA SILVA
Coordenador de Informações Estratégicas

 

Graduado em Ciências Econômicas e em Direito, Edson é mestre e doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). É também especialista em Segurança Pública, especialista em Direito Público e formulador de Estratégias para Governo Eletrônico, certificado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Policial Militar de Santa Catarina, tem vasta experiência profissional na Atividade de Inteligência de Segurança Pública, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, Análise de dados em Segurança Pública, Analista de Projetos para Execução em Segurança Pública e Gestão Administrativa. Entre as várias funções que exerceu, atuou como Chefe da Divisão de Informática e Tecnologia da Diretoria de Informação e Inteligência – Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, conduzindo a gestão técnica do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP). Edson também trabalhou na Secretaria Nacional de Segurança Pública no desenvolvimento de sistemas de conhecimento para cruzamento de informações. Atuou ainda como professor na Faculdade da Polícia Militar da disciplina de Ciências Policiais e Coordenado da Disciplina de Metodologia de Pesquisa Científica.

FREDERICO AUGUSTO SILVA DA LUZ
Coordenador de Gestão Estratégica

 

Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de SC desde setembro de 2006. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (UFSM), Pós-graduado em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Ocupou o cargo de Controlador Interno da Secretaria de Estado da Saúde em 2013. Ajudou a estruturar a Controladoria-Geral da Assembleia Legislativa de SC, ocupando o cargo de Controlador-Geral Adjunto, de fevereiro de 2016 a março de 2017.

CAROLINE TONIAL
Consultora Executiva na Consultoria Jurídica

 

Pós Graduada em Direito Penal e Processual Penal, Bacharel em Direito pela Unisul e com o devido registro profissional na OAB/SC 29.175. Inicialmente atuou na área privada no ramo trabalhista, mas logo passou a atuar na Administração Pública, possuindo vasta experiência na área administrativa, principalmente em licitações e contratos. Foi Consultora Jurídica por mais de sete anos na Secretaria de Estado da Defesa Civil. Tem ampla experiência em autuação, instrução de processos disciplinares investigativos e punitivos e em redação e formatação legislativa. Atua na Consultoria Jurídica da CGE desde 2020, onde também é membro do grupo de trabalho para estudos referente à LGPD e membro suplente da Comissão Mista de Acesso á Informação (CMAI).

JULIANA WÜST PANCERI

Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria

Servidora Pública do Governo do Estado de Santa Catarina desde 2010. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catariana (2012), bacharel em Relações Internacionais pela Universidade do Vale do Itajaí (2009) e graduada em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Atualmente nomeada para o Cargo de Coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria na Controladoria-Geral do Estado, tendo exercido a função de responsável pelas unidades de controle da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (2019-2020), Departamento Estadual de Infraestrutura (2019) e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (2016-2019).

CLÉIA SCHMITZ
Assessora de Comunicação

 

Jornalista graduada pela UFSC com MBA em Comunicação Pública e Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná.  

CÉSAR FERNANDO CAVALLI
Auditor-Geral do Estado

César Cavalli é Auditor do Estado desde 2006 e já ocupou o cargo de Auditor-Geral em 2020. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Direito Público pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Na CGE-SC também já coordenou as áreas de Auditoria de Licitações e Contratos e de Auditoria de Recursos Antecipados.

TATIANA BOZZA
Gerente de Auditoria de Recursos Antecipados

Natural de Manaus-AM, Tatiana Bozza é Auditora Interna do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina desde 2007. É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Direito Constitucional pela UNISUL e em Estudos Estratégicos em Administração Pública pela Fundação Escola de Governo (ENA). Ocupou a Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos da CGE em 2022.  

MARIA ELIANE SILVA FURLAN
Gerente de Auditoria de Contas e Programas de Governo

 

Pós-graduada em Auditoria e Perícia Contábil, Faculdades Barddal de Ciências Contábeis, conclusão em 2007. Curso de Formação – Auditoria Interna (2006). Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU, 1989).
É Auditora Interna do Poder Executivo (SEF/DIAG) desde setembro/2006, exercendo atividades na Gerência de Licitações e Contratos e na Gerência de Auditoria de Contas e Programas de Governo. De março/2004 a agosto/2006 foi Contadora da Fazenda Estadual.

TATIANA BOZZA
Gerente de Auditoria de Licitações e Contratos

Natural de Manaus-AM, Tatiana Bozza é Auditora Interna do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina desde maio de 2007. É graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Direito Constitucional pela UNISUL e em Estudos Estratégicos em Administração Pública pela Fundação Escola de Governo (ENA). Ocupou a Gerência de Auditoria da Folha de Pessoal da SEA (05/2008 a 06/2009) e  Gerente de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da ENA (02/2015 a 09/2016).

 

Marisa Zikan da Silva
Diretora de Integridae e Compliance

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina
(UFSC), com Pós-Graduação em Direito Comercial pela Escola da Magistratura do Estado de Santa

Catarina (ESMESC), e MBA em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV IDE-
SP). Membro do Ciclo de Debates: Direito e Gestão Pública, da Escola de Direito da FGV-SP e da

Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP, ano 2021. Foi Assessor de Relações Governamentais,
Gerente de Governança e Diretor de Integridade e Governança da Secretaria Executiva de Integridade e
Governança (SIG), entre 2020 e 2021.

 

CARLOS LAUS PETIZ JUNIOR
Gerente de Integridade e Compliance

Carlos Petiz é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Pós-Graduação em Direito Comercial pela Escola da Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) e MBA em Relações Governamentais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV IDE-SP). Membro do Ciclo de Debates: Direito e Gestão Pública, da Escola de Direito da FGV-SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP, ano 2021. Foi Assessor de Relações Governamentais, Gerente de Governança e Diretor de Integridade e Governança da Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), entre 2020 e 2021.

AGINOLFO JOSÉ NAU JÚNIOR
Gerente de Auditoria de Pessoal

 

Graduado em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB, 2005); especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2008). Formação Profissional: Auditor Fiscal de Controle Externo – Tribunal de Contas de Santa Catarina (2006/2009); Auditor Interno do Poder Executivo – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (desde 2009); Secretário do Conselho de Política Financeira – Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (2011/2018); Gerente de Auditoria de Pessoal – Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina, desde 2019.

CHRISTIAN CORTE REAL
Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Risco

Auditor do Estado desde 2009, Christian é bacharel em Administração e Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Contabilidade Pública e Auditoria Governamental pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria da Escola Fazendária com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (FUNDACE-USP). É certificado pelo programa de certificação profissional em concessões e PPPs da APMG International (CP³P). Como Auditor do Estado de Santa Catarina, planeou e executou atividades de auditoria de pessoal, com destaque para análise de dados e desenvolvimento de trilhas informatizadas de auditoria. Em 2022, assumiu a gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos.  

MARINA REBELO
Ouvidor-Geral do Estado

 

Marina Rebelo é graduada em Ciências Econômicas pela UFSC (SC), pós-graduada em empreendedorismo pela Universidade de Lisboa (em parceria com a ESAG) e em Administração Pública pela ENA Brasil, e mestre em Administração Pública pelo ISCTE-IUL (Lisboa/PT). Auditora Interna do Poder Executivo de Santa Catarina desde 2007, atuou na Gerência de Auditoria de Licitações e Contratos, no Comitê de Acompanhamento de Custos da SEA e no gabinete do Diretor de Auditoria Geral.

AMÉRICO JOSÉ MICHELLI
Gerente de Gestão de Ouvidorias

 

Formado em Administração de Empresas pela FURB. Administrador na Ouvidoria-Geral, Assistente de Ouvidoria e atualmente como Gerente de Gestão de Ouvidorias. Pós-graduado em Gerenciamento de Marketing pela FURB e Fundação Getúlio Vargas. Administração Pública pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Gestão Pública Avançada pela Escola de Governo de SC (ENA). Experiência de 15 anos em Ouvidoria, nove deles no Governo do Estado de Santa Catarina e seis anos em Balneário Camboriú. Diretor Administrativo da Associação Brasileira de Ouvidores, Secção de SC, de 2016 até os dias atuais.

YALLE HUGO DE SOUZA
Gerente de Acesso à Informação

 

Possui graduação em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais pela Faculdade Dom Bosco e mestrado acadêmico em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014), linha de pesquisa Administração Pública e Sociedade. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em política pública, accountability, licitações e contratos. Ingressou no Estado como servidora pública da Fundação Catarinense de Cultura, no cargo de Administradora em outubro de 2012.

Juliana Cruz
Gerente de Transparência e Dados Abertos

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing (2011 - FEAN), MBA Gerenciamento de Projetos (2014 - Estácio), Especialização em Análise Estratégica e Ciência de Dados (2020 - UNISUL) e cursando graduação em Ciência de Dados (UNIVALI-2021-2023). Mais de 10 anos de experiência em Planejamento Estratégico e Planejamento Orçamentário na Administração Pública Estadual de SC. Administradora na CIDASC de 2012 a 2015, Administradora na SEF/SC de 2015-2019 , Assistente de Gabinete na Diretoria de Planejamento Orçamentário/SEF de 2019-2021 e Gerente de Elaboração e Acompanhamento do Orçamento de 2021 a 2022.
 

CAROLINA KICHLLER DA SILVA

Gerente de Promoção do Controle Social

 

Especialista em Gestão Pública Avançada (ENA), graduada em Hotelaria (FARGS) e em Educação Física (UFRGS). Desempenha a liderança em processos colaborativos (Systems Convener). Tem conhecimento em Gestão de Processos e experiência em Gestão de Projetos nacionais e internacionais. Atuou nas Diretorias de Licitações e Contratos e de Gestão de Pessoas, da Secretaria da Administração de 2011 a 2020; e no Departamento de Controle Social da Agência Reguladora de Serviços Públicos de SC, onde ingressou no cargo de Analista Técnico Administrativo em 2009.

LUCIANA BERNIERI PEREIRA
Corregedor-Geral do Estado

Luciana Bernieri é auditora do Estado desde 2006. Na CGE-SC, ocupou o cargo de Ouvidora-Geral entre agosto de 2020 e novembro de 2021. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc). Luciana também é pós-graduada em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp e em Licitações e Contratos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

FABIANA RIBEIRO BORGES
Gerente de Gestão Correicional

 

Advogada com graduação em Direito na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, 2000), pós-graduada lato sensu em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 12ª Região (AMATRA 12) e Auditora Interna do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina. Entre os cursos de formação complementar, destacam-se: mais de 1.350 horas na realização de cursos voltados ao desenvolvimento dos trabalhos de auditoria (orçamentos públicos, Licitações, Lei de Responsabilidade Fiscal etc.) e, também, atividades relacionadas ao Desenvolvimento Gerencial, Análise e Melhoria de Processos e Administração de Conflitos; e mais de 230 horas de cursos atualizados em Auditoria Governamental, Controle Interno, Gestão de Riscos e Compliance.
Atuou na Advocacia entre 2000 e 2005. Secretária do Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo (de 2009 a 2015; e em 2019).

ALEXANDRE ANDRÉ LINKIEWICZ VISSOTTO
Gerente de Responsabilização de Agentes Públicos

 

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1993) e em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008). Especialização em Auditoria Governamental (UFSC, 1995); Especialização em Gestão Estratégica do Serviço Público (UNISUL, 2002); Especialização em Direito Público Material (Gama Filho-RJ, 2008); Especialização em Gestão Pública Avançada na Fundação Escola de Governo (ENA Brasil, 2016) e Especialização em Direito das Famílias e Sucessões (CESUSC, 2019).
Empregado Público da EPAGRI desde 1989, atuou por mais de 15 anos na Auditoria Interna, tendo sido Auditor-Chefe da Auditoria Interna da EPAGRI por sete anos (2003-2009); à disposição da FATMA (IMA), entre 2009 e 2014, foi Assessor da Auditoria Interna por quatro anos; à disposição da Secretaria de Estado do Planejamento, exerceu atividades no Escritório do Programa PACTO por SC em atividades voltadas à análise jurídica dos processos licitatórios das obras financiadas pelo Programa PACTO/SC (2014-2019).

ALEXANDRE ANDRÉ LINKIEWICZ VISSOTTO
Gerente de Responsabilização de Entes Privados e Combate à Corrupção

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária de Chapecó (1993) e em Direito pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC, 2008). Especialização em Auditoria Governamental (UFSC, 1995); Especialização em Gestão Estratégica do Serviço Público (UNISUL, 2002); Especialização em Direito Público Material (Gama Filho-RJ, 2008); Especialização em Gestão Pública Avançada na Fundação Escola de Governo (ENA Brasil, 2016) e Especialização em Direito das Famílias e Sucessões (CESUSC, 2019).
Empregado Público da EPAGRI desde 1989, atuou por mais de 15 anos na Auditoria Interna, tendo sido Auditor-Chefe da Auditoria Interna da EPAGRI por sete anos (2003-2009); à disposição da FATMA (IMA), entre 2009 e 2014, foi Assessor da Auditoria Interna por quatro anos; à disposição da Secretaria de Estado do Planejamento, exerceu atividades no Escritório do Programa PACTO por SC em atividades voltadas à análise jurídica dos processos licitatórios das obras financiadas pelo Programa PACTO/SC (2014-2019).

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