Gestores da CGE assinam artigo sobre avaliação de riscos de fornecedores nas contratações públicas

O impacto da avaliação prévia dos fornecedores para os sistemas públicos de controle e accountability é tema de artigo acadêmico assinado pelos gestores da Diretoria de Integridade e Compliance da Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC).

A diretora Marisa Zikan da Silva e o gerente Carlos Petiz Junior abordam o due diligence, termo em inglês para diligência prévia, como uma prática já consagrada no setor privado que tem potencial para mitigar riscos na execução de contratos públicos.

“Trata-se de controle preventivo – considerando os limites legais de atuação do poder público – e ferramenta de aprimoramento da integridade e da governança pública”, reforçam os autores.

O artigo foi publicado na página do Grupo de Pesquisa Politeia, vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag).

A elaboração foi feita para a disciplina Accountability, Controle e Coprodução do Bem Público, do Mestrado Profissional em Administração da Udesc Esag, ministrada pelas professoras Paula Chies Schommer e Elaine Cristina de Oliveira Menezes.

Leia o artigo completo na página do Politeia