CGE

Governo disponibiliza código-fonte de robô da CGE para Prefeitura de Porto Alegre

O Governo do Estado vai disponibilizar à Prefeitura de Porto Alegre o código-fonte do robô Cintia, desenvolvido pela Controladoria-Geral (CGE-SC) para ampliar o controle sobre os gastos. A inteligência artificial faz a coleta de dados de licitações e contratos publicados no Diário Oficial do Estado, auxiliando o trabalho de monitoramento dos auditores internos. 

No caso da cidade de Porto Alegre, o robô Cintia será adaptado para executar a coleta de informações realizada pela Controladoria-Geral do Município para a fiscalização dos contratos nos órgãos, publicados no Diário Oficial do Município. O acordo foi definido após reunião on-line realizada nesta semana entre a CGE-SC e a CGM-PA. 

Mas a CGM da capital gaúcha não será a única a ter acesso ao código. “Estamos providenciando a disponibilização na plataforma GitHub e no Portal de Dados Abertos do Estado”, anuncia Edson Rosa Gomes da Silva, coordenador de Informações Estratégicas da CGE. O processo de compartilhamento do código-fonte do robô tem como objetivo ajudar outros órgãos de controle na coleta e análise de informações desestruturadas. 

Cintia é a sigla para Coleta de Informações para Tratamento Inteligente e Análise. A inteligência artificial ajuda a organizar volumes de informações impossíveis de serem inspecionados manualmente. Em 2022, foram cerca de 16 mil solicitações de licitações autorizadas pelo Grupo Gestor de Governo (GGG) e publicadas no Diário Oficial. São mais de R$ 24 bilhões em compras. Após a coleta destas informações, os dados são organizados em painéis de business intelligence.

Sobre a Cintia – O robô Cintia é um código desenvolvido na linguagem de programação Python e será empregado em várias ações de enriquecimento de informações e interação de dados no Sistema de Inteligência da CGE. Desenvolvido internamente, contou com a participação dos bolsistas do Programa Integrado de Inovação do Controle, parceria da CGE com a Fapesc.  

Informações: 

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

(48) 991281980

5 COMENTÁRIOS

comments user
Pedro Rodrigues

Que iniciativa interessante do Governo em disponibilizar o código-fonte do robô da CGE para a Prefeitura de Porto Alegre! Isso certamente facilitará e agilizará o trabalho de monitoramento e controle. Para quem busca as melhores ofertas e promoções em redes varejistas do Brasil, recomendo o site https://descontosbrasilblog.com/. Confira as oportunidades de economizar e aproveitar descontos incríveis!

comments user
Gabriel Almeida

Ótima iniciativa do governo em disponibilizar o código-fonte do robô da CGE para a Prefeitura de Porto Alegre. Isso certamente facilitará a fiscalização e a transparência nas ações públicas. Para ficar por dentro das melhores ofertas e promoções em redes varejistas do Brasil, confira o site https://descontosbrasilblog.com/

comments user
iphone glass repair

Mobile phone repair shop Birsbane – Gadget Kings PRS phones
& MacBook services
Shop 4/28 Elizabeth St
Acacia Ridge QLD 4110
Australia
+61433660451
iphone glass repair

comments user
Dewacash: Platform Judi Online Terpercaya

It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly
donate to this superb blog! I suppose for now
i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.

I look forward to brand new updates and will talk
about this blog with my Facebook group. Talk soon!

comments user
Cara Menerapkan Manajemen Bankroll di Casino Online Maniaslot

Hurrah! After all I got a web site from where I be capable of really obtain valuable facts
concerning my study and knowledge.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *