CGE

Inovação está presente em 63% das iniciativas de governo aberto do Estado

Mapeamento feito pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) mostrou que o uso de ferramentas de tecnologia e inovação é um aliado da agenda de governo aberto na administração estadual: 63% das iniciativas envolvem o uso de tecnologia, incluindo sites, aplicativos e informatização de serviços.

A inovação é um dos pilares do conceito de Governo Aberto defendido pela Open Government Partnership (OGP), organização internacional da qual o Estado de Santa Catarina participa desde o ano de 2020. O uso de tecnologias ajuda a ampliar a transparência das informações públicas e a participação da sociedade. 

Para Carolina Kichller, coordenadora do Programa SC Governo Aberto, a modernização do Estado é fundamental para ampliar a eficiência e eficácia dos serviços públicos. “A inovação também amplia as possibilidades de comunicação e interação entre governo e sociedade, como é o caso do aplicativo CBMSC Cidadão”, cita a servidora.

Criado pelo Corpo de Bombeiros Militar, o aplicativo tem a finalidade de manter a comunidade informada sobre ocorrências atendidas em tempo real. Ele traz também informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. Outro exemplo é a plataforma do Programa de Balneabilidade, do Instituto de Meio Ambiente (IMA). O objetivo é dar transparência à balneabilidade das praias. 

Sobre o mapeamento: o levantamento registrou 73 iniciativas de governo aberto nos órgãos e entidades do Executivo estadual catarinense. São programas, projetos e ações que promovem a transparência, a participação social, a inovação e o accountability com o objetivo de aproximar o governo da sociedade. Saiba mais

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Site: www.www.cge.sc.gov.br/