CGE

Manifestações à Ouvidoria do Governo do Estado crescem 44% no 1º trimestre

A Ouvidoria-Geral do Estado recebeu 7.400 manifestações no 1º trimestre deste ano, um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2022. A maior parte das demandas foram solicitações de providências (49,4%), seguidas de reclamações (29,9%), denúncias (18,3%), elogios (1,7%) e sugestões (0,8%). 

“Entendemos que cada demanda é uma oportunidade de conhecer as necessidades dos catarinenses para melhorarmos continuamente nossos processos, produtos e serviços”, afirma Cícero Barbosa, controlador-geral do Estado. 

A Controladoria-Geral (CGE) faz a gestão da Ouvidoria do Estado, considerada um instrumento de participação social no governo. A área recebe a demanda e encaminha para o órgão responsável produzir a resposta ao cidadão. Neste trimestre, 91,4% das manifestações foram respondidas no prazo de até 30 dias, previsto em lei. O prazo médio de resposta foi de 6,4 dias. 

Entre os assuntos mais frequentes das manifestações feitas neste 1º trimestre, destacaram-se as demandas relacionadas ao comportamento do servidor público. Há desde reclamações e denúncias pela postura inadequada no atendimento ao cidadão até elogios pelo exercício exemplar da função. 

As manifestações de Ouvidoria são recebidas por meio do telefone 0800-644-8500, das 13 às 19 horas, ou no site www.ouvidoria.sc.gov.br. O cidadão também pode enviar uma carta ou até mesmo comparecer presencialmente à Ouvidoria-Geral. Mas a forma mais cômoda é acessar o site e clicar no campo 1 “Novo Atendimento”. Anote o número do protocolo para acompanhar o atendimento por meio do campo 2 “Consultar Atendimento”. 

“O cidadão só precisa ficar atento para saber se a resposta à sua demanda é de competência do Executivo estadual. Se o hospital, a escola ou a via pública forem municipais, por exemplo, a manifestação deve ser feita à Ouvidoria da Prefeitura em questão”, orienta Marina Rebelo, Ouvidora-Geral do Estado. 

Informações: 

Cléia Schmitz 

Assessoria de Imprensa 

Controladoria-Geral do Estado 

E-mail: cleia.schmitz@www.cge.sc.gov.br/ 

Fone: (48) 99128-1980 

Site: www.www.cge.sc.gov.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *