CGE

Manual das Unidades de Controle Interno orienta atividades

Já está disponível para consulta o Manual de Operações das Unidades Setoriais de Controle Interno do Estado de Santa Catarina. A publicação, lançada nesta quarta-feira, 1º, em evento on-line transmitido no Youtube, tem o objetivo de padronizar e orientar as atividades desenvolvidas pelo controle interno nos órgãos e entidades. 

“Nós acreditamos muito na missão do controle interno como um instrumento fundamental para aperfeiçoar a gestão pública”, destacou a controladora-adjunta Marisa Zikan. A Controladoria-Geral do Estado é o órgão central do sistema de controle interno do Poder Executivo Estadual.

Convidado especial do evento, o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Rodrigo Fontenelle, fez uma explanação sobre as macrofunções do controle (integridade, auditoria, ouvidoria, transparência e corregedoria) e apresentou o Diagnóstico do Controle Interno no Brasil, elaborado pelo Conaci em parceria com o Banco Mundial. 

“Nosso objetivo com o estudo não foi ranquear, mas oferecer a estados e municípios um diagnóstico que oriente a promoção de ações para aperfeiçoar o controle interno”, afirmou o auditor e atual controlador-geral do Estado de Minas Gerais.

 

 Sobre o manual – O Manual de Operações das Unidades Setoriais de Controle Interno foi elaborado pela Gerência de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos da CGE em parceria com as coordenadorias de Controle Interno da Secretaria de Estado da Administração, do Instituto de Metrologia de Santa Catarina, do Instituto do Meio Ambiente e da própria CGE. Novos capítulos estão sendo elaborados e devem integrar o documento no segundo semestre de 2022. 

 

Para assistir o vídeo do lançamento clique aqui.

 

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *