Manual de Ouvidoria da SED orienta atendimento

A equipe que compõe a Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação (SED) apresentou no final de julho um manual com orientações para atendimento ao público no órgão central e Coordenadorias Regionais da pasta. O documento tem como base as diretrizes da Ouvidoria-Geral do Estado, órgão vinculado à Corregedoria Geral do Estado (CGE) e traz situações hipotéticas relacionadas especificamente à Educação. O objetivo é melhorar o atendimento por meio de exemplos de como devem ser as respostas de solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos ao cotidiano educacional.

?O manual é uma peça com grande potencial de aproximação entre as expectativas da comunidade escolar e os serviços oferecidos pelo Governo do Estado. Com certeza, vai ajudar muito a ouvir e atender com eficiência o cidadão catarinense?, afirma Américo Jo?e Michelli, gerente de Gestão de Ouvidorias da CGE.

Intitulado ?Orientações práticas aos responsáveis pelas ouvidorias da SED/SC?, o manual foi elaborado a partir de um levantamento das manifestações recebidas pela secretaria nos últimos anos. O documento abrange três áreas: os objetivos da ouvidoria e o papel de promotora da participação cidadã e instrumento de gestão; aspectos relacionados à redação e à necessidade de os textos serem redigidos em linguagem compreensível ao cidadão; os principais decretos, leis, portarias e demais orientações que regulamentam a Ouvidoria e a proteção de dados.

Além de propor alguns padrões para as respostas, o documento ainda detalha prazos e fluxos de trabalho que devem ser feitos entre a Ouvidoria-Geral do Estado, a Ouvidoria da SED e os representantes da Ouvidoria nas Coordenadorias Regionais de Educação. O objetivo é que o manual possa receber contribuições e seja aperfeiçoado com foco na melhoria da qualidade do serviço prestado à comunidade escolar.