No TCE, Governo entrega balanço das contas de 2024 e recebe Selo Ouro de Transparência

O controlador-geral Freibergue Nascimento acompanhou o governador Jorginho Mello nesta segunda-feira, 7 de abril, na entrega do Balanço do Governo do Estado de 2024 para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A Controladoria-Geral do Estado é responsável pelo Relatório do Órgão Central do Sistema de Controle Interno, o último dos quatro volumes que compõem a publicação.
Na ocasião, o governador recebeu do presidente do TCE, Herneus de Nadal, uma placa pela conquista do Selo Ouro de Transparência Pública. O levantamento é realizado pelos Tribunais de Contas em todo o País com o apoio dos controladores internos que, no Estado de Santa Catarina, é representado pela CGE. A CGE também é a coordenadora do Portal da Transparência do Estado.
Relatório do Controle Interno
O Relatório do Órgão Central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo traz os pareceres sobre a fidedignidade e integridade das demonstrações contábeis e dos demonstrativos relacionados ao cumprimento de limites constitucionais e legais, tais como: despesas com pessoal, aplicação em saúde e educação, aplicações em Pesquisa Científica e Tecnológica, entre outros.
A CGE também emite parecer sobre a fidedignidade das informações constantes no relatório de atividades do Poder Executivo, em especial quanto à execução das metas físicas e financeiras dos programas do orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos.
Além dos pareceres, o Relatório inclui um balanço das atividades realizadas pela CGE em 2024. No ano, a CGE registrou R$ 419,3 milhões em benefícios financeiros de auditorias. Grande parte é resultado de ações preventivas de revisão de editais, contratos e licitações, evitando o desembolso de recursos.O crescimento é de 200% em relação a 2023.

Selo Ouro
O Governo do Estado melhorou o desempenho na avaliação 2024 do Radar da Transparência Pública. O Executivo catarinense passou de um índice de transparência de 80,38% em 2023, para 91,15%, em 2024. Os dados foram divulgados em novembro passado pelo Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), iniciativa coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
Assessoria de Comunicação
Cléia Schmitz
(48) 99128-1980