CGE

Número de denúncias feitas à Ouvidoria-Geral do Estado cresce 37,5% em 2022

Foto: Gabriela Constantino Brandão/CGE

Denúncias de irregularidades na gestão pública estadual foram o tipo de manifestação feita à Ouvidoria-Geral do Estado que mais cresceu no ano passado. O número chegou a 3.924, aumento de 37,5% em relação ao ano anterior. Os registros foram enviados aos órgãos e entidades competentes para averiguação. 

“A Ouvidoria é um canal importante para detecção de fraudes. Nas organizações privadas, pesquisas apontam que quase 40% das irregularidades são detectadas por este meio de comunicação”, destaca a auditora Marina Rebelo, Ouvidora-Geral do Estado. Desde 2019, a área está vinculada à Controladoria-Geral do Estado. 

Apesar do crescimento, as denúncias representam apenas 16,8% do total de manifestações. Metade das demandas recebidas pela rede de ouvidores no ano passado foi de solicitações, com 11.754 registros. Além disso, foram recebidas 7.236 reclamações (30,9%), 324 elogios (1,4%) e 182 sugestões (0,8%). 

A melhor forma para o cidadão fazer uma manifestação à Ouvidoria-Geral é acessar o portal www.ouvidoria.sc.gov.br e clicar em “novo atendimento”. Também é possível ligar para 0800-6448500, enviar uma carta ou se dirigir até a sede da Ouvidoria, localizada no Centro Administrativo (Rodovia SC-401, KM 5, BL 3, Ático, Saco Grande II, Florianópolis, Santa Catarina – CEP: 88032-000).

Para a Ouvidora Marina Rebelo, cada vez mais cidadãos buscam na ouvidoria um caminho para solução de problemas pontuais do serviço público. “Cabe ao Estado utilizar essa contribuição para aperfeiçoar o planejamento, a implementação e o controle das políticas, oferecendo não só uma resposta ao manifestante, mas aperfeiçoando o serviço público”.   

O relatório anual de Gestão de Ouvidorias está disponível no portal de dados abertos do Governo do Estado (www.dados.sc.gov.br). 

Informações: 

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

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