CGE

Outubro Rosa na prevenção ao câncer de mama

O Governo de Santa Catarina está realizando neste mês uma série de ações para conscientização e prevenção ao câncer de mama. As iniciativas fazem parte do Outubro Rosa, movimento de combate à doença, e envolvem diversas áreas, como saúde e educação. O tema da campanha deste ano é “Câncer de mama: juntos sem medo”.

“Desejamos alinhar ações para alcançar um maior número de pessoas e resultados ainda mais amplos no que diz respeito à prevenção e ao amparo às mulheres que precisam se submeter ao tratamento do câncer. Como Governo do Estado, o que desejamos é somar na causa”, afirma a vice-governadora Daniela Reinehr.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Em 2018, a doença respondeu por 32% das mortes por câncer em mulheres catarinenses, seguida das neoplasias em brônquios e pulmões (28%), de acordo com dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC), da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

De acordo com os dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em 2018, 657 mulheres morreram por conta da doença no Estado. Em Santa Catarina, a programação do Outubro Rosa envolve educação permanente de profissionais de saúde nos municípios, ações sociais, palestras, mobilizações em locais públicos e campanhas. Hoje, dia 3, e amanhã, haverá aconselhamento e realização de testes rápidos de HIV e sífilis durante o Congresso Estadual de Saúde Coletiva, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. Também amanhã (4), será realizada uma “webpalestra” para profissionais da saúde com o tema “Prevenção do câncer de mama”.

O dia 19 de outubro foi escolhido como o dia D da Atenção à Saúde Integral da Mulher, com aconselhamento e realização de testes rápidos nas unidades de saúde de cada município.

A Controladoria-Geral do Estado associa-se aos demais órgãos da Administração Púbica na promoção do Outubro Rosa.

(Texto produzido pela SECOM)