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Ouvidoria-Geral divulga Relatório de Atividades 2019: confira a análise das manifestações dos cidadãos sobre ações e serviços públicos

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), integrante da Controladoria-Geral (CGE/SC), disponibilizou para conhecimento público o “Relatório de Atividades da Ouvidoria – Poder Executivo de Santa Catarina” referente ao exercício de 2019. Trata-se de um importante instrumento para o acompanhamento das ações e serviços prestados pelo Governo do Estado de Santa Catarina. O documento pode ser acessado e baixado pelo Portal de Dados Abertos do Estado de Santa Catarina – abaixo, um link para a página.

Todas as informações apresentadas neste relatório são oriundas do banco de dados do Sistema de Ouvidoria (Sistema Ouv), ferramenta adotada na Gestão da Ouvidoria e que permite ao cidadão o registro das manifestações por diversos canais de entrada (online, telefone, correspondência, e-mail, atendimento pessoal). O relatório tem como base de referência a análise estatística de todas as manifestações recebidas pela Ouvidoria: denúncias, reclamações, sugestões, elogios e solicitações.

A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

Em 2019, a Ouvidoria recebeu 25.019 manifestações – um acréscimo de 15,6% em relação a 2018. O tipo de manifestação que apresentou maior número de ocorrências em 2019 foi denúncia (9.335 manifestações, correspondentes a 37% do total recebido). Além disso, foram registradas 6.190 solicitações (25%), 5.494 reclamações (22%), 3.293 pedidos de informações (13%), 429 sugestões e 278 elogios.

A disponibilização de informações quantitativas por meio de relatórios de atividades possibilita à OGE dar visibilidade do atendimento realizado pelos órgãos e entidades do Poder Executivo, bem como das medidas e sugestões de correções necessárias à melhoria dos serviços públicos, ou correção de irregularidades cometidas por gestores, servidores e/ou no atendimento e serviços prestados.

Por este site, o Relatório pode ser acessado em OUVIDORIA — SERVIÇOS — OUVIDORIA — RELATÓRIOS.

O link para a página do Portal de Dados Abertos do Estado de Santa Catarina em que o Relatório está disponível:

< http://dados.sc.gov.br/dataset/relatorios-estatisticos-de-demandas-de-ouvidoria >.