CGE

Ouvidoria-Geral publica relatório estatístico de manifestações realizadas em 2021

A Ouvidoria-Geral do Estado, vinculada à Controladoria-Geral do Estado (CGE), publicou no Portal de Dados Abertos do Governo de Santa Catarina o Relatório Estatístico de Manifestações realizadas por meio de seus canais no ano de 2021. O documento traz desde a evolução das manifestações desde 2008 até os assuntos mais recorrentes, os órgãos mais demandados e os tipos de manifestação. Além disso, relata o desempenho da rede de ouvidorias no atendimento às manifestações. 

“São informações valiosas. A Ouvidoria é um instrumento de controle social e ouvir o cidadão e transformar as manifestações em melhoria do serviço público é a nossa missão”, afirma Américo José Michelli, gerente de Gestão de Ouvidoria da CGE. 

Em 2021, a Ouvidoria-Geral recebeu 24,5 mil manifestações, grande parte (67,2%) de usuários que entraram em contato para solicitar informações sobre serviços e documentos. Também foram registradas 4,6 mil reclamações, 2,1 mil denúncias, 334 elogios e 188 sugestões. 

EVOLUÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES

O número de manifestações foi 5% menor do que no ano passado (25,7 mil). Houve queda em todos os tipos de manifestações, exceto em denúncias, com aumento de 31,8%, comparado a 2020. Em função da evolução, a CGE ofereceu em novembro à rede de ouvidores a primeira edição do curso Ouvidoria e Tratamento de Denúncias. As denúncias podem ser anônimas. 

DISTRIBUIÇÃO PELO TIPO DE MANIFESTAÇÃO

Os órgãos mais demandados pela Ouvidoria em 2021 foram Secretaria da Educação, Detran/SC, Instituto do Meio Ambiente e Segurança Pública. O tempo médio de resposta às manifestações foi de 10,2 dias, frente ao prazo máximo de até 20 dias previsto em decreto. O percentual de manifestações respondidas no prazo foi de 97,6%. 

O prazo médio de resposta em 2021 foi de 11,6 dias, sendo que 81,4% das manifestações foram concluídas no prazo de até 20 dias. O indicador leva em consideração que a conclusão da manifestação contempla o prazo de resposta pelas unidades setoriais e seccionais e o prazo da Ouvidoria-Geral do Estado para emitir a Decisão Administrativa Final ao usuário.

DESEMPENHO DAS OUVIDORIAS

A Ouvidoria-Geral é o canal de comunicação do Governo com a sociedade e está disponível pelo telefone 0800-644-8500 ou pelo formulário no site www.ouvidoria.sc.gov.br. As demandas recebidas são encaminhadas às ouvidorias setoriais ou seccionais dos órgãos afins. 

A Rede de Ouvidores é composta por 14 Ouvidorias Setoriais, 29 Ouvidorias Seccionais, 276 unidades administrativas e 365 usuários/operadores que colaboram na elaboração das respostas às manifestações e no aprimoramento dos serviços públicos buscando a melhoria dos processos. 

Fale com a Ouvidoria

Informações adicionais para imprensa:
Cléia Schmitz
Assessoria de Imprensa
Controladoria-Geral do Estado
E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/
(48) 3664-5651 / (48) 99128-1980
Site: www.www.cge.sc.gov.br/