CGE

Parceria com a Rutgers University para Auditoria

A Controladoria-Geral do Estado (CGE/SC) mantém um canal de comunicação com a norte-americana Rutgers University com vistas ao estabelecimento de uma parceria entre as instituições. Na última terça-feira, dia 2, ocorreu a primeira reunião, por meio de videoconferência, referente à proposta de cooperação entre a CGE/SC e a Rutgers, por intermédio da Rutgers Accounting Research Center/Continuous Auditing & Reporting Lab (RARC-CAR Lab). O intuito da parceria é o compartilhamento e intercâmbio de informações, metodologias, ferramentas e conhecimento técnico, com a finalidade de viabilizar projetos e ações voltados à prevenção e combate à corrupção, por meio da auditoria contínua e aprimoramento da transparência.

Na oportunidade, o professor PHD e Diretor da Rutgers Accounting Research Center/ Continuous Auditing & Reporting Lab (RARC-CARLab), Miklos Vasarhelyi, fez uma breve exposição dos programas de pesquisa desenvolvidos pelo Laboratório e dos projetos envolvendo estudantes de doutorado para abordar questões de tecnologia em auditoria. O CarLab é reconhecido internacionalmente por liderar a área de contabilidade e agora liderando pesquisas em auditoria contínua e análise de auditoria. O Controlador-Geral do Estado, Professor Luiz Felipe Ferreira, expôs a importância da parceria para avançar nas trilhas de Auditoria que o Estado já desenvolve, além de ações em diversas áreas, como a automatização das prestações de contas de recursos antecipados e melhoria na transparência por intermédio dos dados abertos.

Novos encontros serão agendados para desenvolvimento das discussões.

Participaram da reunião também por parte da Rutgers University o Prof. Dr. Maurício Mello Codesso, e pela CGE/SC o Controlador-Geral Adjunto, Wanderlei Pereira Neves, a Auditora-Geral, Simone de Souza Becker, o Ouvidor-Geral, Guilherme Kraus dos Santos, o Gerente da Auditoria de Pessoal, Aginolfo José Nau Júnior, o Coordenador de Gestão Estratégica, Frederico Augusto Silva da Luz, o Coordenador de Informações Estratégicas, Marco Antônio Barbosa Lopes, o Gerente de Transparência e Dados Abertos, Maurício Vasconcellos Leão Lyrio, a Consultora Jurídica, Andressa Tribeck Ferreira Tomaz, os auditores internos Ademar Senabio Filho e Christian Corte Real e os servidores Alexandre Studart Nogueira, Carolina Tonial e Marcelo Carvalho Pinto.

Dr. Miklos Vasarhelyi
Dr. Miklos