CGE – Controladoria-Geral do Estado Santa Catarina

Parceria entre CGE e Udesc promove melhorias em Controle Interno e Ouvidoria

A Controladoria-Geral do Estado está desenvolvendo três projetos em parceria com a Udesc para aperfeiçoar a gestão do sistema de Controle Interno e Ouvidoria do Governo de Santa Catarina. Nesta quarta-feira, 23, os trabalhos foram apresentados aos integrantes do sistema nos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Os projetos estão sendo realizados por alunos de Administração Pública da Udesc Esag que atuam na CGE por meio do Programa de Residência em Gestão Pública, e têm a supervisão de professores da universidade e servidores do órgão. 

“A CGE é o órgão central do Sistema de Controle Interno e Ouvidoria, que tem papel fundamental para a eficiência e integridade do gasto público e a efetividade do atendimento aos usuários dos serviços do Estado. Os projetos apresentados hoje estão diretamente ligados à missão da CGE de melhoria da gestão pública”, explica a auditora interna Marisa Zikan da Silva, Controladora-Adjunta do Estado. Os trabalhos deverão ser concluídos até março de 2022. 

Projetos

  • O projeto Dimensionamento do Sistema de Controle Interno, Ouvidoria e Correição tem o objetivo de estabelecer uma métrica para definir quantitativo e perfil técnico de agentes públicos para atuarem nas unidades setoriais e seccionais de Controle Interno, Ouvidoria e Correição, levando em conta a dimensão, a complexidade, o perfil e as demandas dos órgãos e entidades. O projeto está sendo desenvolvido pela residente Alice Martins sob a supervisão de Juliana Wüst Panceri, coordenadora de Controle Interno e Ouvidoria na CGE. 
  • O projeto Avaliação de Controles Internos tem a proposta de estabelecer um modelo para avaliar a eficácia, eficiência e efetividade dos controles realizados na execução das atividades. O objetivo é adequar os processos administrativos para mitigar riscos. O projeto é desenvolvido pela residente Clara Zanelato Laurentino sob a supervisão de Alessandra Barcellos Barros, gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos.
  • O projeto Mapeamento de Processos da Ouvidoria e Acesso à Informação tem o objetivo de fazer um mapeamento de todos os processos e elaborar o perfil da rede de ouvidores com  o objetivo de sugerir melhorias nas atividades e orientar a definição do novo sistema informatizado de Ouvidoria. O projeto é desenvolvido pela residente Monyze Weber Kutlesa sob a supervisão de Américo José Michelli, gerente de Gestão de Ouvidoria, e Yalle Hugo de Souza, gerente de Acesso à Informação. 

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Cléia Schmitz

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