Pesquisa mostra potencial da Ouvidoria como instrumento de gestão pública
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O servidor público Frederico Tadeu da Silva usou a sua experiência como Ouvidor na Secretaria de Estado da Saúde e fez um estudo que mostra o potencial da Ouvidoria como instrumento de gestão. A pesquisa faz parte do trabalho de conclusão do curso de Administração Pública na Universidade Federal de Santa Catarina.
Na última semana, Silva esteve na Controladoria-Geral do Estado, órgão que responde pela Ouvidoria-Geral do Estado, para fazer a entrega de seu trabalho ao controlador Cristiano Socas da Silva. Ele também entregou um exemplar para a Ouvidora-Geral, Luciana Bernieri Pereira, que participou da pesquisa como entrevistada.
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“A Ouvidoria é uma ponte entre a Administração Pública e os cidadãos, mas sua função não se limita a um canal de comunicação. As manifestações dos usuários de serviços públicos são um material muito rico que precisa ser usado estrategicamente para melhorar os serviços”, afirma Silva.
Para explorar o potencial da Ouvidoria como ferramenta de gestão, o estudo propõe oito ações, todas passíveis de serem executadas, segundo o servidor. Elas incluem desde investimentos em instrumentos tecnológicos para tratamento das manifestações dos usuários até o fortalecimento da rede de ouvidores e a sensibilização dos gestores.
Para a Ouvidora-Geral, o estudo feito por Frederico é uma contribuição muito importante para a área de ouvidoria pública. “As proposições estão em sinergia com nossos anseios de mapear todas as manifestações e transformá-las em informações estratégicas para apoiar as ações dos gestores”, afirma Luciana.
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Cléia Schmitz
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