CGE

Plano SC Governo Aberto: Estado vai adotar critérios internacionais de transparência e contratação aberta nas compras públicas

A Secretaria de Estado da Administração, por meio da diretoria de Gestão de Licitações e Contratos, vai adotar critérios internacionais de transparência e contratação aberta nas compras públicas do governo catarinense. O projeto faz parte de um dos quatro compromissos firmados no 1º Plano de Ação SC Governo Aberto, que será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 22, às 14h, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. 

A primeira ação, prevista ainda para este ano, é criar e publicar um protocolo de transparência em compras com a definição de indicadores, que seja submetido à consulta dos stakeholders. “Para ganharem ainda mais força os projetos do governo precisam ter participação e apoio das pessoas, afinal de contas é para as pessoas que trabalhamos“, afirma o secretário da Administração Jorge Eduardo Tasca. 

Coordenadora do projeto, a diretora de Gestão de Licitações e Contratos da Secretaria de Estado da Administração- SEA, Karen Bayestorff Duarte, explica que a proposta é disponibilizar uma série de informações no Portal de Compras, incluindo dados em formato aberto sobre aquisições e contratos, dispensas e inexigibilidade de licitação e histórico das penalidades aplicadas a fornecedores. “Nosso objetivo é usar a transparência ativa a nosso favor. Quanto mais transparente os processos de compras e de contratações públicas maior as chances de sucesso nas aquisições”, disse. 

Informações adicionais para imprensa

Krislei Oechsler

Assessoria de Imprensa

Secretaria de Estado da Administração – SEA

E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br

Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085

www.sea.sc.gov.br