CGE

Programa de Integridade & Compliance: mais de 1700 servidores respondem a formulário sobre riscos de integridade

A Controladoria-Geral do Estado recebeu 1726 respostas de servidores públicos do governo estadual ao formulário de identificação de riscos de integridade. O questionário foi disponibilizado no início de março com o objetivo de mapear situações que deixam a administração pública mais suscetível à ocorrência de atos como infrações disciplinares, assédio moral, abuso de poder, solicitação de vantagem e conflito de interesses.

A CGE perguntou aos servidores quais tipos de riscos são mais comuns nos órgãos onde eles atuam. O mais citado (46,8%) foi o risco operacional, situações que comprometem as atividades por falha ou inadequação de processos internos, pessoas, infraestrutura e sistemas. Para 43,2% dos servidores, a principal causa dos riscos é a estrutura de pessoas, e a consequência mais comum é o descumprimento de metas e objetivos do órgão.

“O servidor público entendeu a importância desse processo para uma administração pública mais íntegra e eficiente e respondeu ao nosso chamado. Conseguimos uma boa representatividade do universo de servidores e temos agora subsídios para propor mecanismos de proteção aos riscos por meio de ações como a elaboração de planos de integridade e compliance”, avalia o Controlador-geral do Estado, Cristiano Socas da Silva. 

O mapeamento dos riscos de integridade faz parte da primeira fase do ciclo 2022 do Programa de Integridade & Compliance, coordenado pela CGE. A partir das respostas aos formulários, a equipe da Diretoria de Integridade e Compliance fará a elaboração de mapas prévios de riscos, preservando o sigilo dos servidores. Serão incluídos também os riscos levantados pelas áreas de Ouvidoria, Auditoria e Corregedoria. 

Os relatórios serão enviados para conhecimento dos gestores dos órgãos e entidades.“A partir deste trabalho, os órgãos e entidades serão convidados a aderir ao Programa e elaborar seus planos de integridade e compliance com orientação da equipe da CGE”, explica Carlos Petiz Júnior, diretor de Integridade e Compliance. A implantação destes planos está prevista pela Lei nº 17.715/2019.

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980

Site: www.www.cge.sc.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *