CGE

Santa Catarina participa de evento global sobre governo aberto

Santa Catarina, primeiro Estado brasileiro a fazer parte da Open Government Partnership (OGP), participa na próxima semana da programação do 7º OGP Global Summit. A organização internacional, criada há 10 anos, promove governos mais transparentes e participativos ao redor do mundo. 

O evento será realizado em Seul, na Coréia, mas poderá ser acompanhado de forma gratuita e online pelo endereço ogpsummit.org. Haverá tradução simultânea em vários idiomas. 

A gerente de Promoção do Controle Social da Controladoria-Geral do Estado (CGE-SC), Carolina Kichller da Silva, participa de uma sala temática online no dia 14, às 15 horas, com representantes das prefeituras de São Paulo e Osasco, que também fazem parte da OGP, e de organizações da sociedade civil.  

O objetivo da sala é debater sobre os espaços de participação social no Brasil, comparando-os com as instâncias propostas pela OGP. Para participar é preciso se inscrever (veja detalhes abaixo). 

América Latina – Outra sugestão para os brasileiros é acompanhar a sessão regional que reunirá a comunidade de governo aberto da América Latina. O debate será sobre as conquistas da última década e os desafios em meio às dificuldades socioeconômicas estruturais e o declínio da confiança dos cidadãos nas instituições democráticas. Será no dia 13, às 15 horas. Acesse para assistir.

OGP e Participação Cidadã: sinergias e sobreposições

14 de dezembro, terça-feira

15 horas

Os três governos locais brasileiros membros da OGP (Santa Catarina, São Paulo e Osasco) se reúnem para uma sessão de reflexão sobre a multiplicidade de espaços de participação cidadã no Brasil. O objetivo é analisar as lacunas, sobreposições e sinergias entre as instâncias de relação Estado-Sociedade pré-existentes e as propostas pela OGP. 

Os governos locais apresentarão suas experiências de participação social. Os participantes inscritos serão convidados a enviar perguntas e compartilhar previamente suas próprias histórias, por meio do formulário de inscrição. 

Na sequência, os participantes serão convidados a falar sobre preocupações e ideias em torno dos diversos espaços de participação social. Recomenda-se aos participantes conhecimento sobre o funcionamento da parceria com a OGP e disponibilidade para preenchimento de formulário antes e depois do evento.

Palestrantes:

Gabriela de Brelàz – Universidade Federal de São Paulo

Milena Coimbra – Prefeitura de Osasco

Florencia Guerzovich – Politeia UDESC e # ACT4Delivery

Carolina Kichller – Estado de Santa Catarina

Igor Pantoja – Rede Nossa São Paulo

Maria Camila Florêncio – Prefeitura de São Paulo

Preencha o formulário de participante aqui 

Acesse a sala aqui

Informações:

Cléia Schmitz

Assessoria de Imprensa

Controladoria-Geral do Estado

E-mail: cschmitz@www.cge.sc.gov.br/

Fone: (48) 99128-1980